Skip to main content

Projeto do engenheiro Lucas Cardoso vai além do esporte e visa beneficiar também pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras

Jovane Guissone em demonstração da nova cadeira. Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Um dia especial para o esporte paralímpico brasileiro e também para as todas as pessoas com deficiência física em nosso país. Nesta segunda-feira (28), em cerimônia realizada na cidade de Uberlândia-MG, o medalhista paralímpico de paraesgrima Jovane Guissone foi agraciado com uma cadeira de rodas ultra-personalizada desenvolvida para melhorar seu desempenho na modalidade.

O engenheiro Lucas Cardoso idealizou e foi o responsável por desenvolver o projeto da Cadeira de Rodas Especializada para a Esgrima, em parceria com o Centro Brasileiro em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (CINTESP.Br/ UFU), e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Prefeitura de Uberlândia. A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do Sesc Gravatás.

“Realizamos o procedimento de prescrição e a avaliação ergo-antropométrica do Jovane para que pudéssemos fazer a modelagem da Cadeira de Rodas Especializada. A intenção do CINTESP.Br é aplicar este método em outras modalidades, entregando, por meio de doação, cadeiras de rodas personalizadas de alto rendimento não só para a esgrima, mas também para o basquete, o rúgbi e o parabadminton”, explicou Lucas.

“É um excelente projeto. Desenvolve inovações para melhorar a performance dos atletas e acabar com a dependência dos equipamentos importados”, completou Ivan Schwantes, coordenador de paraesgrima na Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).  

Após uma demonstração na qual testou o equipamento jogando, Jovane, emocionado, falou sobre seu sentimento: “Estou muito feliz. É muito mais que somente uma cadeira, é uma parceria de projetos de pessoas empenhadas em fazer as coisas para nos ajudar”.

O atleta, referência na paraesgrima mundial, também elogiou o trabalho realizado pelos engenheiros: “Além de ser uma cadeira muito boa, que vai me ajudar muito nos treinamentos, traz uma série de inovações de materiais. Minha cadeira foi fabricada em menos de dez dias. E eles estão projetando fixadores também”.

O projeto concebido por Lucas Cardoso proporcionará ajuda não somente aos praticantes de esportes paralímpicos: também beneficiará pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e as portadoras de doenças raras – nas áreas de saúde, lazer e educação, bem como na vida cotidiana. Certamente, uma grande vitória para todos.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support