Skip to main content

No segundo dia de disputas na Polônia, os quatro brasileiros ficaram entre os 16 melhores nos torneios de florete feminino A, feminino B e masculino B

Jovane Guissone e Mônica Santos atuando nesta sexta, na Polônia. Fotos: Mirani Fernandes.

9 de julho de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

O Brasil terá dois atletas em ação neste sábado (9), no último dia de participação dos atletas do país na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Varsóvia, na Polônia. Jovane Guissone e Mônica Santos disputam os torneios de espada masculino B e sabre feminino B, respectivamente. Nesta sexta-feira, os dois atletas e mais Carminha Oliveira e Vanderson Chaves alcançaram o quadro de 16 nas disputas de florete feminino A, feminino B e masculino B. Os quatro brasileiros estão classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e usam o torneio como teste para a competição no Japão.

A grande esperança de medalha neste sábado é o gaúcho Jovane Guissone. Ele disputa a sua arma principal, a espada, onde tem pretensões de pódio nos Jogos Paralímpicos. No florete, ele também não fez uma participação ruim: encerrou a pule com a sétima melhor campanha, com três vitórias em cinco jogos disputados. No quadro 16, ele caiu para o polonês Patrik Banach, por 15 a 12.

“Depois de um ano e meio parado, voltar para a primeira competição é tudo novidade. Eu treino 90% espada, o florete é um complemento para mim. Não vou ficar me cobrando tanto, pois meu objetivo é a espada. Hoje eu pude jogar um pouco, me soltar e estar 100% na espada, para garantir uma medalha e ir tranquilo para os Jogos”, diz Guissone, confiante num grande desempenho.

Mônica, por sua vez, participa da disputa em sua segunda arma, o sabre. No florete, ela conseguiu a sexta melhor campanha na pule, também com três vitórias em cinco duelos disputados. Caiu no quadro de 16, em um confronto bastante equilibrado com a francesa Cecile Demaude, onde perdeu por 15 a 13.

“Estou muito feliz, dei o meu melhor. Depois de um ano e meio sem estar competindo, foi muito bom estar em pista de novo, fazendo o que eu amo, a esgrima, e jogando o florete, a arma do meu coração”, disse Mônica, visivelmente emocionada com o retorno.

Os outros dois brasileiros encerraram suas participações, repetindo o desempenho da véspera, onde terminaram no quadro de 16. Na sua arma principal, o florete, Vanderson Chaves teve o desempenho semelhante ao de Guissone e Mônica, com três vitórias na pule. Foi superado depois pelo francês Maxime Valet, por 15 a 1. Carminha Oliveira, também no florete, sua segunda arma, venceu um confronto na pule e acabou eliminada na sequência, pela russa Evgeniia Sycheva, por 15 a 5.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support