Skip to main content

Atleta do Pinheiros teve de pedir atendimento médico por conta de cãibras na mão, mas bateu colega de clube na final e garantiu a medalha de ouro

Henrique Marques (esq.) venceu Paulo Morais (dir.) na grande final. Foto: Rosele Sanchotene.

7 de agosto de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Henrique Marques, atleta do Pinheiros, foi o grande campeão da categoria sênior masculino da 4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima, reservada ao florete. Ele venceu o colega de clube Paulo Morais, na decisão do título, por 15 a 5, na noite deste sábado (7), no ginásio do Club Athletico Paulistano, em São Paulo. Um jogo onde ele precisou vencer também as dores na mão que o incomodaram durante quase todo o confronto.

Marques começou a se queixar logo no primeiro tempo. Quando vencia por 7 a 3, precisou parar o combate e solicitar tempo para receber o atendimento médico. Voltou com o ritmo mais intenso, abrindo vantagem ainda maior. O atleta se queixou novamente nos momentos finais do duelo, mas nada poderia pará-lo.

“Desde os combates das quartas de final, onde eu fiz uma virada bem complicada, já estava sentindo dores. Eu senti cãibras e meu dedo começou a travar, como se fosse um gatilho. Precisei do atendimento para dar uma pausa. E essa pausa fez a diferença”, explicou o campeão.

O esgrimista do Pinheiros fez uma campanha irretocável no torneio. Na pule, venceu todos os adversários: Felipe Galleazzi, do Betancourt (5 a 2); Pedro Montagna, mais um colega do Pinheiros (5 a 1), assim como Rafael Melaragno (5 a 3) e Theo Cholfe (5 a 0); Eduardo Gastal, do Grêmio Náutico União (5 a 0); e, Italo Vasconcelos, do CDE RJ (5 a 0).

Dono da melhor campanha, ele passou diretamente para o quadro de 32, quando bateu Guilherme Lobo (Betancourt), por 15 a 2. No quadro de 16, superou Giovanni de Nigris (Paulistano), por 15 a 3. Um duelo disputadíssimo no quadro de 8, quando venceu Jerônimo Machado, de virada, por 15 a 14. E, na semifinal, ganhou de Pedro Marostega (Grêmio Náutico União): 15 a 11

“Foi complicado desde as quartas de final, quando o Machado estava numa distância certinha e chegou a estar vencendo por 12 a 6. E na final, o que fez a diferença foi manter o ritmo desde o começo, principalmente contra um atleta mais novo”, analisou o atleta, que dedicou o título ao técnico russo Gennady Myakotnykh, que morreu em 2020.

A etapa do Circuito terá suas últimas disputas neste domingo, no cadete masculino e sênior feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support