Skip to main content

Prova entrou no programa neste ano e viu uma final emocionante entre gaúchos e paranaenses no masculino, enquanto no feminino as paranaenses dominaram as paulistas

Gaúchos comemoram a medalha de ouro no Brasileiro. Foto: Rosele Sanchotene.

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No encerramento do Campeonato Brasileiro Paralímpico, na manhã deste domingo (26), em São Paulo (SP), as seleções do Rio Grande do Sul e do Paraná venceram a inédita prova de sabre por equipes. No masculino, os gaúchos passaram apertado pelo Paraná. No feminino, as paranaenses dominaram as paulistas na pista montada no Centro Paralímpico Brasileiro.

Pela terceira vez a decisão de uma medalha de ouro por equipes no masculino foi entre gaúchos e paranaenses. E os representantes do Rio Grande do Sul escreveram seus nomes na história do Campeonato Brasileiro Paralímpico ao venceram aos paranaenses por 45 a 41, após virada de Kevin Damasceno sobre Jovane Guissone no último jogo.

“Graças a Deus que eu fiz o Kevin”, brincou o medalhista de ouro Fabio Damasceno, pai de Kevin. “Foi uma final muito difícil, contra um adversário muito forte”, acrescentou. “Eu quero agradecer a todos da equipe, que conseguiram manter o foco durante todos os nove jogos”, minimizou Kevin, fugindo do papel de protagonista.

“Isso é resultado dos nossos treinos e treinamos para isso”, acrescentou Vanderson Chaves, que ao lado de Mauricio Stempniak completou o time campeão. A medalha de bronze terminou com a seleção de Alagoas, derrotada na semifinal pelos paranaenses.

No feminino, o selecionado no Paraná não teve tantas complicações para vencer o de São Paulo. Se impôs por 45 toques contra 13. Méritos do quarteto Aline Olivera, Carminha Oliveira, Rudineia Manica e Karina Maia. “O coletivo faz a diferença, com cada uma entregando o seu máximo em pista”, reconheceu Carminha. “E foi maravilhoso”, acrescentou.

Novata da equipe, Aline destacou o aprendizado e o companheirismo em pista. “Foi uma emoção e um grande aprendizado. Elas já são experientes no sabre, mas para mim foi uma experiencia nova”, descreveu. “Fechamos a nossa participação com chave de ouro e com certeza vai dar excesso de bagagem na volta”, brincou Rudineia. Derrotada na semifinal por São Paulo, a Seleção do Pará fechou a prova com a medalha de bronze.

O Campeonato Brasileiro de Paraesgrima foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A competição foi transmitida gratuitamente pelo canal da CBE no YouTube (https://www.youtube.com/cbesgrima), com sinal aberto nas fases preliminares, além de narração e comentários nas semifinais e finais.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support