Skip to main content

Floretista brasileiro faturou cinco medalhas em quatro edições consecutivas dos Jogos Pan e se iguala a Arthur Cramer em conquistas nos Jogos

Guilherme Toldo vibra em Santiago. Foto: Marina Ziehe/COB

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No segundo dia de disputa da esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, capital do Chile, Guilherme Toldo fez história novamente. Ao faturar nesta terça-feira (31) o bronze no florete individual, o brasileiro conquistou sua quinta medalha em quatro edições consecutivas da maior competição multiesportiva das Américas.

Ele se igualou a Arthur Cramer, maior medalhista da história da esgrima brasileira na competição, que também conquistou cinco medalhas, em quatro Pans consecutivos. Foi a terceira medalha de esgrimistas brasileiros nestes Jogos Pan, uma vez que Alexandre Camargo, na espada, e Mariana Pistoia, no florete feminino, também ganharam bronze no dia inicial de disputa da modalidade nas pistas chilenas.

Antes do bronze nestes Jogos Pan, Toldo conquistara dois outros bronzes (individual e equipes) em 2011; e duas pratas por equipes, em 2015 e 2019. E pode ampliar ainda mais sua lista de façanhas, já que ainda disputará a competição por equipes, se tornando, isoladamente, o maior medalhista brasileiro de todos os tempos no torneio continental.

Após vencer todos os duelos das pules, Toldo, número 33 do ranking mundial, se classificou com folga ao quadro de 16. Nesta etapa, disputou um duelo entre brasileiros, mostrando a força de nossa esgrima nas Américas. Ele e Henrique Marques protagonizaram um jogão. Somente um deles seguiria em frente. Toldo abriu vantagem de quatro pontos, porém Marques reagiu e, mostrando técnica e personalidade, virou o placar.

Experiente, Guilherme Toldo retomou o controle das ações, voltou a ficar em vantagem e fechou em 15-12. Com isso, se classificou ao quadro de 8, eliminando Henrique Marques – que ficou em 15º lugar na classificação geral.

O adversário de Toldo na etapa que valia um lugar no pódio foi o mexicano Diego Cervantes. Com uma vitória de virada por 15-11, o brasileiro garantiu medalha e fez história, sendo agraciado pela quarta edição consecutiva dos Jogos Pan. Na semifinal, Miles Chamley, dos Estados Unidos, foi o oponente de Guilherme Toldo. Um rival altamente qualificado, campeão mundial em 2013 e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Contra um adversário de maior envergadura física, mais alto, Toldo encontrou dificuldade, mas fez um bom jogo. Contudo, após um bom começo, o brasileiro não conseguiu ditar o ritmo do confronto e acabou derrotado por 9-15, ficando com a medalha de bronze.

“Fico um pouco chateado, pois o jogo estava bom e já ganhei dele outras vezes. Estou me sentindo bem em pista, me recuperei de uma lesão que tive no ano passado. Passei bem pela pule e acabei pegando o Henrique no quadro de 16. Depois, venci o mexicano, que é um adversário difícil. Mas ficou um gosto amargo por perder a semifinal”, revelou Toldo, que agora volta suas atenções para as competições do Circuito Internacional e para a classificação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Sabre feminino

As meninas brasileiras do sabre lutaram bastante, mas não lograram êxito em subir ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Após superarem a fase de pules, ambas caíram no quadro de 16 da competição.

Pietra Chiereghini fez um bom jogo, mas perdeu para a cubana Leidis Veranes por 10-15. Karina Trois, por sua vez, foi superada pela mexicana Julieta Toledo pelo placar de 5-15. Pietra terminou na 9ª colocação; Karina, na 13ª.

Programação

Nesta quarta-feira (1) a esgrima brasileira volta às pistas de Santiago para mais um dia dos Jogos Pan-Americanos. E nossa principal atleta na modalidade, favorita ao título, estará em ação na espada individual: a campeã mundial de 2021, Nathalie Moelhousen, que vai em busca do ouro que lhe falta na carreira. Também na espada, teremos a presença de Victoria Vizeu.

Outra arma que entrará em ação nesta quarta no Centro de Esportes Paralímpicos, em Ñuñoa, comuna de Santiago, é o sabre masculino. Na disputa do individual, o Brasil será representado por Henrique Garrigós e por Enrico Pezzi.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support