Skip to main content

Eventos acontecerão durante esta semana na Universidade Federal do Pará e no Shopping Bosque Grão-Pará e buscam difundir a modalidade na Região Norte

Curso para técnicos de paraesgrima será realizado em Belém. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima vai tomar conta da maior capital do Norte do Brasil nesta semana. A partir desta quarta-feira (27) até domingo, Belém do Pará recebe um curso de formação de treinadores de paraesgrima, na Universidade Federal do Pará. No sábado e no domingo, a partir de 13h, no lounge do primeiro piso do Shopping Bosque Grão-Pará, acontece o Troféu Henrique Calazans, que terá também demonstração da modalidade olímpica e paralímpica.

O curso tem como grande objetivo formar novos profissionais locais para que possam estar capacitados e consigam disseminar a prática da paraesgrima no Norte do Brasil, através de novas salas de esgrima. Essa foi uma estratégia adotada pela Confederação Brasileira de Esgrima em dezembro de 2020, quando vários profissionais foram formados em Maceió (AL).

“Esse curso é especial justamente porque já existe um polo de esgrima olímpica, com a Escola Grão-Pará. Então, temos de fomentar a esgrima em Belém, assim como fizemos em Maceió, para difundir a modalidade. O curso é voltado para a esgrima paralímpica, mas existe muitas pessoas com potencial olímpico também na Região Norte, onde a esgrima ainda é pouco difundida”, explica Eduardo Romão, coordenador do Instituto Brasileiro de Esgrima, braço educacional da CBE.

O resultado foi percebido logo na sequência da ação em Maceió. Vários projetos foram iniciados em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Em 2021, foi realizada uma competição experimental, reunindo esgrimistas apenas do Nordeste. E, na primeira competição nacional de paraesgrima de 2022, os primeiros atletas já começaram a participar.  

O conteúdo é todo desenvolvido em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, através do programa Educação Paralímpica. Serão 40 horas de aulas, ministradas pelos professores Eduardo Romão, Ivan Schwantes e Marília Passos, onde os participantes vão aprender desde os aspectos de classificação funcional, regulamento e arbitragem até a esgrima prática.

Competição no shopping

O Troféu Henrique Calazans será aberto aos esgrimistas do Norte e Nordeste do Brasil. “Vamos fazer uma grande homenagem ao Henrique Calazans, que começou tudo em Belém. Vai ser o nosso evento principal a partir deste ano”, explica Moisés Carvalho, que comanda a Escola Grão-Pará e organiza a competição.

“É um evento que mostra que o Norte tem esgrima, temos condições e atletas para fazer uma competição grande. Será importante para divulgar, abrir portas e desenvolver novos atletas. Temos a meta de levarmos atletas daqui para competições nacionais, quem sabe até uma competição internacional no futuro”, avisa Carvalho.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support