Skip to main content

Arno Schneider foi eleito como representante das Américas na IWASF e trabalha para incluir o esporte no programa dos Jogos Parapan-Americanos de 2027

23 de novembro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

Mudanças profundas devem acontecer nos próximos anos na esgrima em cadeira de rodas. No último sábado, o congresso da Federação Internacional de Esportes para Amputados e Cadeira de Rodas (IWASF) elegeu o brasileiro Arno Schneider, vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), como representante das Américas no Comitê Executivo da entidade. E várias outras ações de impacto na modalidade no Brasil acontecerão em breve.

A começar pela mudança no nome do esporte. Após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, a esgrima em cadeira de rodas passará a se chamar Paraesgrima. A entidade aposta em um desenvolvimento maior da modalidade nos próximos anos e atua em conjunto com a CBE neste sentido.

Para isso, IWASF e CBE assinaram um convênio para a implantação de uma escola de esgrima em cadeira de rodas no Brasil, a partir do ano que vem. Serão oferecidos quatro cursos anuais: um de classificador, com 10 a 15 vagas; um curso de árbitros, com certificação internacional, com 20 a 25 vagas; e dois cursos de técnicos, com possibilidade de atender a 20 alunos em cada.

“Queremos fortalecer a esgrima em cadeira de rodas e aumentar o número de praticantes nas Américas, o que é fundamental para conseguirmos colocar a modalidade no programa dos Jogos Parapan-Americanos de 2027”, explica Schneider.

Para fazer parte dos Jogos, a esgrima em cadeira de rodas precisa ter oito dos 33 países praticando a modalidade, até o ano de candidatura ao evento, em 2023. Hoje, são apenas cinco. “Tivemos um seminário de arbitragem no último final de semana, com 67 pessoas de 16 países diferentes da América participantes. Podemos chegar a esse número”, explica o novo membro do Comitê Executivo da IWASF.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/@cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support