Modalidade esteve presente como exibição nas duas últimas edições dos Jogos e terá provas disputadas em competição que acontecerá em Ribeirão Preto (SP)

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
Com informações do Comitê Olímpico do Brasil
Mais uma boa notícia para a esgrima brasileira. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta segunda-feira (6) a inclusão da modalidade nos Jogos da Juventude 2023, que serão disputados em Ribeirão Preto (SP). O esporte esteve presente nas duas últimas temporadas como demonstrativo para os jovens experimentarem durante os intervalos. Mais de 2 mil pessoas visitaram o estande da esgrima na edição passada, em Aracaju (SE).
Assim, a esgrima se junta ao tiro com arco, triatlo e águas abertas, que também terão provas nos Jogos da Juventude 2023. Outras 15 modalidades já faziam parte dos Jogos e permanecem nesta edição: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e wrestling.
“Mais uma excelente conquista para a esgrima brasileira! Vínhamos pleiteando há um bom tempo com o COB a possibilidade da nossa inclusão nesse grande evento de proporções olímpicas, onde cerca de 4 mil atletas de diversas modalidades participam. Enfim, estamos dentro”, disse o presidente da CBE, Ricardo Machado.
Os grandes beneficiados serão os esgrimistas da categoria cadete (15 a 17 anos). Participarão os oito melhores atletas de cada arma e gênero em provas individuais e em prova de estafeta. Em breve será divulgado o regulamento desta competição que será realizada entre 1° e 16 de setembro.
“O COB fortalece o Movimento Olímpico ampliando o número de modalidades olímpicas dos Jogos da Juventude. Com a entrada de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo, vamos aumentar o impacto destas modalidades em todo o território nacional. A realização dos Jogos da Juventude é uma das formas de auxiliar as Confederações Brasileiras Olímpicas a massificarem suas modalidades pelo país”, afirmou o Presidente do COB, Paulo Wanderley.
“Estamos em constante evolução, dando oportunidade para que mais modalidades olímpicas façam parte dos Jogos da Juventude. Um dos nossos objetivos é trabalhar em parceria com os estados e as Confederações para facilitar o processo de massificação do esporte e o surgimento de mais atletas para o esporte de rendimento”, complementa Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima