Skip to main content

Sábado foi o último dia de compromisso do torneio da categoria de base, já o campeonato adulto foi para o seu segundo e penúltimo dia de evento

Paulo Morais vibra com o título no florete. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O sábado (23) foi de encerramento do 1º Torneio Cadete 95 anos CBE e do penúltimo dia da Copa Porto Alegre 250 anos. Na sede do Grêmio Náutico União, na capital gaúcha, Erico Patto e Laura Correia foram os campeões das categorias de base, enquanto Karina Trois e Paulo Morais ficaram com o ouro no torneio adulto.

No último dia do torneio da categoria de base, Erico Patto fez a festa no sabre cadete masculino. O esgrimista do Pinheiros fez combate contra Arthur Wolff, do Lindoia Tênis Clube-RS, e saiu vencedor ao aplicar 15 a 8 no adversário da decisão.

Sempre com a dianteira no placar, Patto somente conseguiu abrir uma boa margem rumo ao título depois do intervalo no jogo decisivo. O sabrista comentou o que foi necessário para abrir vantagem depois da pausa e fez questão de elogiar o vice-campeão.

“Sempre tem algo que você pode melhorar. Eu senti que estava errando bastante em quando fazer a ação, eu tive de consertar isso para conseguir vencer. Eu conheço bem o Arthur, eu sei bem que ele é um cara para dar jogo, é um cara que tem futuro na esgrima”, disse o atleta.

Um grande jogo de esgrima na final da espada cadete feminina. Duas atletas do Club Athletico Paulistano fizeram a decisão e levaram até os últimos momentos para a conclusão do combate. No jogo, Laura Correia saiu vitoriosa diante de Ginevra Giordano por 15 a 13, de virada, e ficou com o ouro.

“Eu tive de ficar bem calma para conseguir jogar tranquila. O jogo foi muito difícil, felizmente eu consegui ganhar”, afirmou a campeã da espada.

Na decisão do sabre feminino da Copa Porto Alegre, uma final de alto nível: de um lado, Karina Trois (Club Athletico Paulistano) e, de outro, Luana Pekelman (Esporte Clube Pinheiros). No embate entre as talentosas sabristas, Karina se deu melhor. Vitória por 15 a 11 para ela, que gostou da sua exibição na final.

“Estava acirrado no começo, mas no final eu consegui abrir vantagem. Sempre é um jogo pegado contra a Luana. Eu gostei do confronto em geral, eu estava bem controlada, escolhendo bem as ações e com o meu pai de técnico (Regis Trois). Deu tudo certo”, comemorou a campeã do sabre.

A outra disputa da Copa Porto Alegre foi no florete masculino. Paulo Morais, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi imbatível e acabou com o título da arma de maneira invicta. Na grande decisão, ele encarou o colega de equipe, Henrique Marques, e acabou prevalecendo no jogo: 15 a 10 e título para ele.

Campeão, o esgrimista do Pinheiros elogiou o nível do campeonato: “Foi um dia animal, foi inesquecível. Todo mundo jogou em um nível alto, todos os adversários que enfrentei hoje estavam muito atentos e muito fortes. Um campeonato muito feliz, muito bem jogado.”

A Copa Porto Alegre volta a ter programação neste domingo (24). No último dia de competição no Grêmio Náutico União, o evento terá as disputas da espada feminina e do sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support