Skip to main content

Time feminino do Brasil também teve bom desempenho e se colocou dentre as 15 melhores equipes do campeonato de florete juvenil

Brasileiros estiveram muito próximos de entrarem para a lista dos dez melhores times do florete. Foto: Augusto Bizzi/FIE

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil teve o encerramento das competições de florete nesta quinta-feira (7) com as disputas por equipes juvenis. E o Brasil teve um bom desempenho coletivo. O time brasileiro masculino, formado por Kevin Lima, Lorenzo Mion, Ricardo Pacheco e Guilherme Vianna, foram consistentes e ficaram a apenas uma colocação do Top 10 do torneio. No feminino, Talia Calazans, Rafaella Gomes, Laura Papaiano e Gabriella Vianna ficaram na 13ª posição no evento, que está sendo realizado em Dubai.

Na cidade dos Emirados Árabes Unidos, a campanha brasileira rumo ao 11º lugar foi iniciada no quadro de 32, já que o Brasil estava de bye na primeira fase. Na estreia, os brasileiros fizeram grande jogo diante da Turquia e triunfaram por 45 a 26. No quadro de 16, porém, a equipe verde e amarela acabou batida por 45 a 37 pelo Uzbequistão.

Com a derrota, o time verde e amarelo foi para a disputa do 9º ao 16º lugar. No primeiro confronto, o Brasil fez uma partida muito acirrada contra a Dinamarca e venceu por apenas um toque: 45 a 44. No jogo seguinte, foi a vez dos brasileiros terem um revés com um ponto de diferença, 43 a 42 para a Bélgica. Na batalha pelo 11º lugar, a equipe desempenhou uma boa performance à pista e bateu Israel por 45 a 40, ficando a apenas uma posição do Top 10.

No feminino, as floretistas do Brasil começaram com um triunfo no quadro de 32 diante da Dinamarca. Vitória por 45 a 30 diante das nórdicas. O mesmo resultado não foi alcançado no duelo contra as canadenses no quadro de 16, em que as brasileiras foram superadas por 45 a 22.

Com isso, assim como no masculino, as brasileiras foram para a disputa do 9º ao 16º lugar, mas foram batidas logo de cara por 45 a 28 pelas honconguesas. Por esse motivo, elas foram deslocadas para o chaveamento que decidiria da 13ª a 16ª posição.

A partir daí, foram só vitórias. Primeiro, em embate latino-americano contra o México, triunfo brasileiro por 40 e 33. Depois, diante da Áustria, as nossas atletas bateram as austríacas por 43 a 41, ficando, então, na 13ª colocação.

Brasil nos torneios individuais de florete

A última terça-feira (5) foi de estreia das competições de florete no Mundial Cadete e Juvenil. Os torneios responsáveis por inaugurar as disputas da arma foram os individuais juvenis femininos e masculinos.

Dentre os brasileiros, os destaques ficam por conta de Lorenzo Mion e Rafaella Gomes, que alcançaram o quadro de 64 dos seus respectivos naipes. Kevin Lima e Ricardo Pacheco (no masculino), e Talia Calazans, Laura Papaiano e Gabriella Vianna (no feminino) pararam no quadro de 128 das suas respectivas categorias.

Na quarta-feira (6), foi a vez dos cadetes jogarem florete. O melhor desempenho brasileiro foi de Giorgio Fumagalli, que chegou ao quadro de 64. Stella Frias alcançou o quadro de 128 feminino, enquanto Júlia Quadros e Guilherme Vianna não obtiveram sucesso em sair das pules de seus naipes.

O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil segue até domingo (10), quando serão disputados os torneios da espada cadete e juvenil.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support