Skip to main content

Atletas foram conduzidos pelo técnico Ivan Schwantes e tiveram o apoio de sparrings; atividades tiveram combates, análises de vídeo e integração entre os esgrimistas

Equipe de esgrima em cadeira de rodas se reuniu em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal.

27 de julho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

O clima de Olimpíada está a todo vapor e, enquanto isso, a Seleção Brasileira de esgrima já intensifica sua preparação para os Jogos Paralímpicos, que começam no dia 24 de agosto. Na última sexta-feira (23), os atletas finalizaram a primeira semana de treinos em conjunto no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo – o primeiro encontro de toda a delegação depois do início da pandemia da Covid-19. O calendário já foi definido: desde a próxima etapa, até a viagem a Tóquio.

As ações de preparação dos esgrimistas que vão a Paralimpíada já haviam começado, mas sem a união de todos em um mesmo lugar. Segundo o técnico e coordenador da esgrima em cadeira de rodas da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Ivan Schwantes, sparrings foram enviados aos clubes de cada integrante da Seleção durante o mês de junho, para acompanhá-los em seus treinamentos.

O objetivo, segundo ele, era “elevar o nível” nesta reta final e deixar os atletas em forma para a disputa da Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, que aconteceu no início deste mês de julho. 

“A gente realizou, em junho, um estágio nos clubes dos atletas, com um treino especial para eles. A Confederação enviou sparrings da esgrima convencional para jogar com eles, elevar o nível dos combates, dar ritmo de jogo para a Copa do Mundo na Polônia”, contou Schwantes.

A competição mundial, inclusive, serviu como um teste de luxo para os esgrimistas. Depois de um longo período sem disputas oficiais, em razão da pandemia, esse foi o momento de voltar ao clima competitivo e entender em que estágio cada um estava.

“A pandemia atrapalhou bastante, mas foi com todo mundo. Mas apesar disso, os atletas conseguiram continuar treinando. A competição na Polônia foi boa para quebrar o gelo. Mesmo vários deles sendo experientes, com participações em Jogos Paralímpicos, senti que eles ficaram um pouco nervosos depois desse tempo todo sem competir, um ano e meio. Foi bom para eles voltarem a sentir o que é uma competição internacional. Alguns atletas optaram por não ir, mas acho que nossa escolha foi acertada”, continuou o técnico.

Schwantes também comemorou a oportunidade de ter a delegação que vai a Tóquio novamente reunida – algo que não acontecia desde o início da pandemia. O período foi de combates intensos, análises técnicas e integração. Além disso, os esgrimistas contaram com a ajuda de sparrings de alto nível, convocados pela CBE: Fabrízio Lazaroto, Alexandre Camargo, Henrique Garrigos e Karina Trois integraram o grupo que treinou em São Paulo, com o reforço também do técnico Marcos Cardoso.

Conforme os dias passam, mais perto fica o início da Paralimpíada de Tóquio. Por isso, períodos como esse são ainda mais importantes para os atletas. A próxima semana de treinamentos, inclusive, já tem data para acontecer e antecede a viagem da delegação a Tóquio: de 9 a 16 de agosto, os esgrimistas voltam ao CT Paralímpico. No dia 17, embarcam para o Japão.

“Foi a primeira ação que a gente conseguiu reunir, de novo, a Seleção, depois do início da pandemia. Foi bom para promover a integração dos atletas, da comissão técnica. Trouxemos vários sparrings também, dois de Curitiba e dois de São Paulo para jogar com eles. Foi um período em que treinamos bastante, a gente fez muita análise de vídeo, dos combates dos atletas na Polônia e dos adversários. E também bastantes combates com os sparrings”, finalizou o técnico Ivan Schwantes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support