Skip to main content

Espadista brasileiro ganhou bronze, no primeiro dia da competição em Bogotá; mais três provas da categoria cadete acontecem nesta quinta-feira

Eduardo Gonçalves, ao lado dos mestres Alexandre Teixeira (esquerda) e Régis Trois (direita). Foto: Acervo Pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil conquistou a primeira medalha no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. O espadista Eduardo Gonçalves subiu ao pódio da competição na categoria cadete (sub-17), ficando com o bronze, após a terceira colocação na disputa desta quarta-feira (1), no Palacio de los Deportes, em Bogotá, capital colombiana.

Gonçalves fez grande campanha no torneio de espada masculina. Na fase de pules, ele bateu quatro dos seus cinco adversários, saindo com a décima melhor campanha. Porém, foi na etapa dos mata-matas que o brasileiro se destacou, atropelando seus adversários.

Ele não precisou disputar o quadro de 64, em razão de sua campanha nas pules. No quadro de 32, eliminou o porto-riquenho Andre Emden Sanchez por 15 a 11. Depois, superou o argentino Salvador Ramiro por 15 a 3. No quadro de 8, garantiu medalha ao vencer Jonathan Wu por 15 a 12. Ele acabou sendo parado apenas pelo argentino Vlad Beauchamp, na semifinal: 15 a 13.

Outro brasileiro se destacou nesta prova: Matheus Brandt fez a quarta melhor campanha das pules, batendo todos os seus adversários. Porém, acabou sendo eliminado no quadro de 8 pelo colombiano Sergio Garces Mafla por 15 a 11, terminando em sexto lugar. Heitor Nogueira ficou em 27°, com João Hoffman em 38°.

No florete masculino cadete, a melhor campanha foi de Pedro Nogueira, que caiu no quadro de 16 e terminou em 12°. Guilherme Vianna caiu na mesma fase e ficou colocado em 15°. Guilherme Lobo foi o melhor dos brasileiros na fase de pules (sétima melhor campanha), mas foi eliminado no quadro de 32, terminando em 18°. Por sua vez, Theo Cholfe caiu na mesma fase, ficando em 25°.

Já no sabre feminino cadete, as quatro atletas na disputa caíram no quadro de 32: Laura Quevedo ficou em 19°, Stella Santos foi a 22ª, Carolina Szász terminou em 24° e Camila Vieira em 28° lugar.

A programação prevê a continuação das disputas na categoria cadete nesta quinta-feira. Confira:

Quinta-feira (cadete): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

Sexta-feira (juvenil): florete masculino, espada masculina e sabre feminino.

Sábado (juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

Domingo (equipes juvenil): florete masculino, espada masculina e sabre feminino.

Segunda-feira (equipes juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support