Skip to main content

No Paraguai, brasileiros superam equipes argentinas e conquistam as primeiras medalhas douradas para a esgrima nos Jogos Sul-Americanos

Foto dourada! Os campeões sul-americanos comemoram a grande conquista. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Se nas disputas individuais ela não veio, por equipes ela chegou. E em dose dupla, justamente contra a eterna rival Argentina. Nesta quinta-feira (6), as equipes de espada feminina e florete masculino subiram ao ponto mais alto do pódio nos Jogos Sul-Americanos. Em Assunção, as mulheres triunfaram por 45 a 36, enquanto os homens venceram os ‘hermanos’ por 42 a 42.

Composta por Nathalie Moellhausen, Amanda Netto Simeão, Victoria Vizeu e Talia Calazans, a esquadra brasileira de espada feminino levou a decisão equilibrada até o sexto, dos nove jogos. Foi quando Nathalie assumiu com o placar de 20 a 19 e entregou para Victoria em 28 a 25. “Foi um grande dia e estou muito feliz pela nossa equipe. Todas jogamos bem, concentradas e focadas até o final”, enalteceu a campeã mundial.

Victoria, por sua vez, fez um combate inteligente, apostando nos toques duplos, fechando o seu jogo em 31 a 29. “Taticamente jogamos muito bem e fico muito feliz com nosso entrosamento”, analisou a espadista. No penúltimo combate, Amanda foi quase perfeita na defesa, sofrendo apenas um toque e marcando quatro. “Eu entrei nervosa nos primeiros combates, querendo fazer mais do que estava pronta. Mas a equipe ficou do meu lado e consegui reverter”, relatou.

E no último jogo, Nathalie voltou à pista para aproveitar o desespero de Clara di Tella e colocar 10 toques contra 6, fechando com um total de 45 toques favoráveis ao Brasil e 36 para a Argentina. Antes, as brasileiras haviam eliminado a Bolívia (45 a 23) e a Colômbia (33 a 26) na competição.

Na final masculina, Guilherme Toldo começou em ritmo acelerado, abrindo 5 a 0 no primeiro jogo. Pedro Marostega manteve o pé no fundo e fechou o seu jogo em 10 a 2. O bom início foi essencial para dar tranquilidade a Henrique Marques e Paulo Morais nos demais combates, quando os argentinos buscaram a reação. “O ótimo começo ajudou bastante. Conseguimos abrir bem em certo momento, mas sabíamos que eles iriam buscar”, disse Marostega.

Em seu segundo jogo, o quinto dos nove previstos, Toldo assumiu um placar de 19 a 15 e entregou para Marques em 25 a 16, sofrendo apenas um toque nos três minutos em pista. Com a boa vantagem assumida, os brasileiros se utilizaram de toda a experiência para manter-se na frente e fechar o combate em 45 a 42. “O placar foi apertado, mas o combate foi controlado desde o início e sabíamos a importância de manter uma boa distância no placar desde o começo. Foi um combate pensado e tecnicamente fomos muito bem”, analisou Marques.

Com a medalha de ouro em Assunção, o florete masculino do Brasil chega à sua quinta conquista seguida em Jogos Sul-Americanos. Anteriormente, haviam vencido ao Paraguai (45 a 10) e a Venezuela (45 a 31). Porém, a hegemonia não tirou o foco dos atletas na disputa. “Não temos líder. Temos um time campeão e viemos aqui para ganhar”, enalteceu Toldo.

A sexta-feira (7) é o último dia de competições da modalidade nos Jogos Sul-Americanos. As disputas seguem por equipes, com combates na espada masculina e no sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support