Skip to main content

Competição nacional foi encerrada nesta terça-feira entregando ouros para Fabio Damasceno, Mônica Santos, Jovane Guissone e Alex Souza

Fabio Damasceno (esquerda) e Kevin Damasceno (direita), pai e filho no pódio do sabre A. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo e último dia da Copa Brasil 95 anos CBE teve finais para todos os gostos. Nesta terça-feira (12), a competição nacional se despediu do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, condecorando quatro esgrimistas ao patamar de campeão com os mais diversos roteiros. Fabio Damasceno, Mônica Santos, Jovane Guissone e Alex Souza foram os medalhistas de ouro.

Dobradinha familiar

Em meio a diversas finais da 1ª Copa Brasil 95 anos CBE, uma chamou a atenção. Na decisão do sabre A masculino, o mesmo sobrenome foi estampado nas lacunas dos postulantes ao ouro da arma: Damasceno. De um lado, o Fabio e, de outro, o Kevin. Pai e filho disputaram ponto a ponto rumo a tão sonhada medalha de ouro.

Os esgrimistas do Grêmio Náutico União, que nunca estiveram em uma decisão de campeonato um contra o outro, fizeram uma final franca, com ninguém hesitando nas investidas para acertar toques. E nessa disputa familiar, a experiência prevaleceu: Fabio conseguiu derrotar Kevin ao aplicar 15 a 9 na final.

O vencedor do sabre fez questão de elogiar o filho e adversário da final e aproveitou para brincar com a situação.

“O nível dele está subindo. Ele derrotou vários adversários muito fortes aqui e chegou à final comigo. Mas contra mim ele vai ter de pedalar um pouco mais. O pai ainda está mandando, até quando eu não sei”, brincou o campeão.

Apesar de ter perdido a final, o vice-campeão saiu muito feliz do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Kevin, que tem apenas 17 anos, se disse surpreso por chegar a uma final contra o pai mesmo sendo tão novo.

“Estou muito feliz. Nunca imaginei que eu, tão novo na esgrima e com tão pouca experiência, iria chegar a uma final contra o meu pai, que já é tão experiente na modalidade. Fico muito feliz de ter chegado”, enalteceu o atleta do Grêmio Náutico União.

Mônica Santos leva mais um ouro para casa

Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS) fez uma grande competição e fechou a sua participação na Copa Brasil com três medalhas (dois ouros e um bronze). Um dos ouros veio nesta terça-feira.

Na disputa do florete A feminino, a gaúcha fez uma eliminatória muito consistente. Primeiro, passou pela companheira de Grêmio Náutico União, Rudineia Manica, por 15 a 6 no quadro de 8. Depois, fez jogo super acirrado contra Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) na semifinal, em que triunfou por 15 a 13. Por fim, ela bateu Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano) na decisão por 15 a 11 e ficou com o ouro.

Domínio absoluto de Jovane Guissone na espada B

A espada B masculina foi dominada por Jovane Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná). O medalhista paralímpico foi imbatível desde a pule e só venceu com placares dilatados nas eliminatórias.

No quadro de 8, ele bateu José Rodrigues (Associação Atlética Anthares-AL) por 15 a 1. Depois, derrotou Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS) na semifinal por 15 a 4. Na decisão, passou por Mauricio Stempniak (também do Náutico União) por 15 a 3 para ficar com o campeonato.

Por um toque

A última disputa do dia foi justamente a mais acirrada e a mais longa. Na luta pelo título do florete A masculino, Alex Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Lenilson de Oliveira, do Club Athletico Paulistano-SP, foram até o último instante para decidir quem ficaria com o ouro.

Na final, Souza chegou a estar vencendo por 14 a 11, mas Oliveira não deixou a partida ser perdida facilmente e empatou o confronto. No momento decisivo, o atleta do Pinheiros foi mais efetivo e chegou ao 15º ponto para encerrar o embate em 15 a 14.

Campeão, Alex Souza já projeta a disputa da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira. A intenção do esgrimista é repetir a consistência do seu jogo no campeonato internacional.

“Na quinta-feira começamos a Copa do Mundo. Eu espero poder repetir o mesmo jogo, fazer uma exibição coerente e constante, não oscilar tanto durante a competição”, afirmou o medalhista de ouro no florete.

Encerrada a 1ª Copa Brasil 95 anos CBE, a quarta-feira (13) não terá programação no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Porém, a partir de quinta-feira (14), paraesgrimistas do mundo todo vão se reunir em São Paulo para disputar a Copa do Mundo, que segue até domingo (17).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support