Skip to main content

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Esgrima busca formar novos profissionais na paraesgrima para a expansão da modalidade em toda a América Latina

Curso de Árbitros de Paraesgrima é um dos que estão sendo realizados em São Paulo. Foto de Arquivo: Fábio Chey/CPB.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Instituto Brasileiro de Esgrima (IBE), braço educacional da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) está realizando, a partir desta quarta-feira (22), os cursos internacionais de técnicos, classificadores e árbitros de paraesgrima, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Os conteúdos serão ministrados até o próximo dia 30 e o objetivo é fortalecer a modalidade na América Latina, capacitando novos profissionais.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já vem, há algum tempo, tentando desenvolver a esgrima em cadeira de rodas no Brasil e tentando expandir para a América do Sul. Com a entrada da CBE para organizar a modalidade, tivemos um upgrade de eventos que era voltado apenas para a esgrima olímpica. Surgiu a oportunidade de realizarmos estes cursos e acho que é de extrema importância para toda a esgrima paralímpica, para que se desenvolva esse nicho em toda a América Latina”, explica o mestre Eduardo Romão, coordenador geral do IBE.

O curso de técnicos vai ensinar a planejar e executar os treinamentos de paraesgrima; atuar como técnico de paraesgrima dentro de uma sala d ́armas; planejar, organizar e dirigir atividades de paraesgrima de caráter educacional, recreativo e competitivo; e, auxiliar na arbitragem e organização de competições desportivas de paraesgrima. Os instrutores serão os mestres Dimitris Kazaglis e Ivan Schwantes e a professora Tabea Alves.

O conteúdo do curso de árbitros visa a atuação nas provas nacionais e internacionais nas diversas armas e categorias e a homogeneização dos procedimentos de arbitragem. Será ministrado por Eduardo Romão e Carolina Anzolin.

Já o curso de classificador busca habilitar profissionais para atuarem como classificadores nacionais e internacionais de paraesgrima. O instrutor será Marek Podlasinsk.

“É bem desafiador. Estamos com o objetivo de fazermos a implementação em toda a América Latina, para termos um desenvolvimento bem integrado, pois a paraesgrima não existe sem treinador, o classificador e o árbitro. Essa oportunidade de juntar os três cursos dentro de um grande evento foi muito importante e vai ser essencial para o desenvolvimento da esgrima em cadeira de rodas”, avalia Eduardo Romão.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support