Skip to main content

Competição vai ser disputada no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo; destaque do campeonato vai para a presença do medalhista de prata em Tóquio, Jovane Guissone

Jovane Guissone conquistou prata nos Jogos de Tóquio. Foto: Takuma Matsushita/CPB

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A paraesgrima está de volta às competições no Brasil. A Copa Satélite, que vai ser realizada no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), é a primeira da modalidade a ser disputada em solo brasileiro no ano, além de ser o primeiro torneio pós-Jogos Paralímpicos de Tóquio com a presença dos representantes do país no Japão. Além de Carminha Oliveira, Monica Santos e Vanderson Chaves, o destaque maior da competição é Jovane Guissone, medalhista de prata na Paralimpíada. A Copa começa a ser disputada nesta sexta-feira (1º).

Organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima, a Copa Satélite, que vai acontecer até domingo (3), é um aberto que faz parte do calendário internacional e contará com atletas de outros países em sua disputa. Para Guissone, esse é um dos atrativos da competição em São Paulo.

“Vai ser a primeira competição depois das Paralimpíadas. Creio que vai ser legal, vai ser uma prova boa, ainda mais que vai ter atletas de fora, será uma competição forte. Eu espero fazer um bom torneio, ganhar medalhas e garantir o ranking nacional”, disse o esgrimista.

O medalhista de prata, porém, não vai para o campeonato com 100% da sua forma física. No ínterim entre a Paralimpíada e a Copa Satélite, o atleta acabou sofrendo um acidente doméstico e fraturou ossos do pé, o que o forçou a fazer uma cirurgia e a ficar parado dos treinamentos por um longo tempo. Diante disso, o esgrimista pretende fazer o melhor na Copa Satélite, mas que seu objetivo é estar bem fisicamente para o Campeonato Brasileiro, que acontece na capital paulista entre 1º e 5 de dezembro deste ano.

“Pretendo estar melhor no Brasileiro do que estou agora, pois eu vou conseguir treinar legal. Agora, para a Copa, eu não consegui fazer os treinamentos adequados por conta da lesão”, contou.

Para evitar a propagação da Covid-19, a organização do evento adotou protocolos sanitários rígidos de combate ao coronavírus. Foram exigidos PCRs negativos dos participantes do campeonato dentro do período de 72 horas antes da chagada ao CT Paralímpico Brasileiro. Além disso, foi obrigatória a apresentação do PCR negativo antes da chegada em São Paulo.

No primeiro dia de Copa Satélite serão disputadas 14 categorias individuais: florete masculino e feminino; florete masculino A; espada feminino; espada feminino A e B; espada masculino; espada masculino B e C; sabre feminino; sabre feminino A e B; sabre masculino; e sabre masculino B.

No sábado (2), segundo dia de competição, vão às pistas outras seis categorias individuais: florete feminino A e B; flore masculino A, B e C; e sabre masculino A. Três torneios de equipes fecham o campeonato no domingo, último dia de evento: florete feminino; espada masculino e sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support