Skip to main content

Competição foi a primeira da temporada 2023 da esgrima nacional; pelo Circuito Jovem, Stella Santos vence no sabre feminino sub-17

Amanda Simeão e Paulo Morais, os vencedores adultos do domingo: Fotos: Felipe Almeida e Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O dia de encerramento do Torneio Nacional Cidade de Curitiba – competição que vale pontos no ranking visando classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – neste domingo (12), no Clube Curitibano, consagrou dois campeões adultos: Paulo Morais, no florete masculino e Amanda Netto Simeão, na espada feminino. Além deles, pelo Circuito Jovem, Stella Santos levou ouro no sabre feminino sub-17. A capital paranaense foi palco de ótimos duelos na abertura da temporada.    

Florete masculino adulto

A final do florete masculino foi entre dois representantes do Pinheiros-SP, Paulo Morais (terceiro do ranking) e Lorenzo Mion (quinto colocado), expoentes da nova geração. Um duelo equilibrado e de bom nível técnico, que prendeu as atenções do público.

Mion começou comandando as ações, mas Paulo Morais readquiriu a confiança e passou à frente no segundo tempo, após fazer seis pontos consecutivos. Na reta final do confronto, a vantagem fez a diferença e determinou a vitória de Morais por 15-9: o ouro estava garantido.

“Jogar contra o Lorenzo é sempre muito difícil. Mudei minha estratégia no final e consegui controlar a situação. A nossa geração está começando a mostrar resultados, vem muita coisa boa por aí”, disse o campeão.

Espada feminino adulto

Para satisfação da torcida local, a decisão da espada feminina adulto foi paranaense. As finalistas: Tabea Alves, da AMK, e Amanda Netto Simeão – esta, jogando em casa, já que é atleta do Clube Curitibano, sede do Torneio.

O duelo final começou com cautela de ambas as partes. Tabea, nona colocada no ranking nacional, saiu na frente, mas Amanda, vice-líder, achou seu ritmo, virou e abriu uma vantagem de cinco pontos no primeiro tempo. Mantendo a dianteira no placar, Amanda Simeão fechou em 15-7 e fez a festa em casa.

“Estou super feliz. Joguei leve, tranquila… Afinal, tenho 17 anos de carreira e pude colocar tudo o que aprendi em prática. Tentei sempre tomar a iniciativa. E não tenho planos, estou vivendo um dia de cada vez”, declarou Amanda. 

Sabre feminino sub-17

O domingo de encerramento do Torneio Nacional também teve competição pelo Circuito Jovem. E a final do sabre feminino sub-17 reuniu duas atletas do mesmo clube, o Paulistano-SP: Stella Santos e Camila Vieira.

O jogo começou com Stella abrindo vantagem, ganhando os meios de pista em ritmo agressivo. Camila até tentou equilibrar as ações, mas a vantagem construída no início foi bem administrada por Stella Santos, que venceu por 15-10 e ficou com o título.  

“Muito bom começar o ano vencendo para dar confiança. Eu e Camila treinamos juntas e nos conhecemos bem. Minha estratégia nos jogos foi a garra e a emoção. Dedico esse título aos meus pais e meus técnicos”, declarou Stella.

Campeões (Adulto)

Os campeões adultos do Torneio Nacional de Curitiba foram os seguintes:

Espada Feminino – Amanda Netto Simeão (Curitibano-PR)

Espada Masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)

Florete Feminino – Mariana Pistoia (GNU-RS)

Florete Masculino – Paulo Morais (Pinheiros-SP)

Sabre Feminino – Pietra  Chierighini (Paulistano-SP)

Sabre Masculino – Bruno Pekelman (Pinheiros-SP)

Circuito Jovem

No Circuito Jovem sub-17 e sub-20, conquistaram ouro nas pistas do Clube Curitibano os seguintes atletas:

Florete feminino sub-20 – Gabriela Vianna (Pinheiros-SP)

Espada masculino sub-20 – Pedro Petrich (AMK-PR)

Florete masculino sub-17 – Guilherme Vianna (Pinheiros-SP)

Sabre feminino sub-17 – Stella Santos (Paulistano-SP)

Próximos torneios nacionais adultos de 2023:

Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro (RJ) – 15 e 16 de abril

Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte (MG) – 26 a 28 de maio

Torneio Nacional Cidade de São Paulo (SP) – 18 a 20 de agosto

Campeonato Brasileiro Interclubes – Porto Alegre (RS) – 12 a 15 de outubro 

Classificação aos Jogos de Paris 2024

Os países que estão nas primeiras colocações do ranking de equipes se classificam diretamente aos Jogos Olímpicos. As melhores equipes de cada continente também garantem vagas. Os melhores atletas de cada continente que não estão nas equipes, garantem lugar nos torneios individuais.

Além destas formas, o processo de classificação é finalizado com os Pré-Olímpicos continentais; daí a importância dos torneios nacionais. Os Pré-Olímpicos contam com apenas um atleta de cada país em cada gênero e arma. Por isso, ser o primeiro colocado do ranking nacional ao final da temporada torna-se fundamental.

Vale lembrar que os atletas que estiverem posicionados entre os 40 primeiros do ranking mundial de sua arma e gênero e que ainda não tiverem conquistado a vaga em Paris, estarão automaticamente garantidos como representantes do Brasil no Pré-Olímpico.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support