Skip to main content

Temporada vai ter seis edições do Brasileiro Interclubes; além disso, país será sede do Pan-Americano Juvenil e Cadetes e da Copa do Mundo de Paraesgrima

Temporada 2022 será movimentada na esgrima nacional. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Por conta da pandemia, 2021 foi um ano de retomada para a esgrima brasileira e 2022 não será diferente. A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) divulgou nesta semana o calendário dos eventos nacionais e de provas internacionais que vão ser realizadas no Brasil no ano que vem. O grande destaque fica para o retorno dos Campeonatos Brasileiros Interclubes, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e para as competições internacionais que terão o país como sede: o Campeonato Pan-Americano Juvenil e Cadetes e a Copa do Mundo de Paraesgrima, ambas em São Paulo (SP).

Em 2021, parte das competições interclubes não foram realizadas por questões administrativas decorrentes dos obstáculos que a pandemia trouxe. Entretanto, para o próximo exercício, serão realizadas seis edições do Campeonato Brasileiro Interclubes, sendo três no primeiro semestre – em compensação à não realização no presente ano – e outras três no segundo semestre.

O presidente da CBE, Ricardo Machado, comemorou a possibilidade da volta dos torneios interclubes e explicou o acordo com o CBC para a realização dos seis eventos.

“É uma excelente notícia. Nós vamos conseguir aproveitar os recursos de 2021, que estão alocados para a esgrima, e vamos poder utilizá-los até abril do ano que vem para a execução de três competições. E os recursos de 2022 serão utilizados no segundo semestre, em setembro, outubro e novembro para a realização de mais três eventos. Portanto, teremos seis competições em parceria com o CBC, o que é um benefício muito bom aos clubes”, explicou o dirigente.

Buscando um desenvolvimento das categorias de base, a Confederação fez um esforço para se tornar sede do Campeonato Pan-Americano Juvenil e Cadetes. E ela conseguiu. A candidatura perante a Confederação Pan-Americana de Esgrima foi bem-sucedida. O evento vai ser realizado em São Paulo (SP), em março, com data exata ainda a definir.

Arno Schneider, vice-presidente da Confederação, comentou sobre o calendário de 2022 e exaltou a divulgação de um cronograma recheado para o próximo exercício, depois de duas temporadas atípicas por conta da pandemia.

“Estamos com uma série de competições do início de março até novembro do ano que vem. Teremos praticamente de duas a três em cada mês. Além disso, nós ainda teremos os eventos da paraesgrima, que serão dois torneios nacionais e um Campeonato Brasileiro, além da Copa do Mundo, que vai ser aqui no Brasil, em abril”, falou o vice-presidente da CBE.

Confira abaixo o calendário completo das provas realizadas no Brasil em 2022:

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support