Skip to main content

Brasileiro acabou sentindo a coluna na pule, mesmo assim chegou à semifinal na disputa da sua arma principal para ir ao pódio

Jovane Guissone (segundo da direita para a esquerda) com a medalha de bronze na Polônia. Foto: Arquivo pessoal

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Acostumado a ganhar medalhas, Jovane Guissone faturou mais uma para incluir na sua galeria de conquistas. Nesta sexta-feira (8), o brasileiro fez grande campanha, alcançou a semifinal da espada B (sua arma principal) e, com isso, ficou com o bronze da Copa do Mundo de Paraesgrima, que acontece em Varsóvia, na Polônia. E detalhe: ele chegou longe mesmo sentindo uma lesão durante o torneio.

O jogo que definiu a cor da medalha do gaúcho foi diante de uma pedreira, o iraquiano Ammar Ali, que conquistara a espada B na Copa do Mundo, realizada em São Paulo-SP em abril deste ano (na ocasião, Guissone também ficou com o bronze na arma). A partida entre eles até foi equilibrada, mas o representante do Iraque acabou sendo decisivo nos toques finais, fechando em 15 a 12.

“Ganhar uma medalha é sempre muito bom, era o meu objetivo. Eu tinha certeza de que chegaria à final, mas as coisas acontecem, agora é trabalhar mais para acertar o que errei”, avaliou o brasileiro, que admitiu ter jogado com dores:

“No meu segundo combate da pule, eu acabei sentindo dores na coluna, o que gerou uma fadiga muscular, o que me preocupou durante a competição. É uma contratura um pouco complicada a que eu senti e, mesmo assim, consegui chegar aonde cheguei”, completou.

Antes da semi, a campanha de Jovane Guissone vinha sendo muito consistente. Na pule 2, o gaúcho foi arrasador e venceu todos os cinco jogos que teve. Os adversários batidos foram: Michal Dabrowski e Adam Gaszyk, ambos da Polônia; Sulaiman Ali, do Kuwait; Gustavo Molina, da Espanha; e Olegs Garkuls-Gurevics, da Letônia.

Com o grande desempenho na primeira fase, Guissone ficou de bye no quadro de 32. Na sequência, voltou a encontrar o letão Garkuls-Gurevics, alcançando nova vitória, agora por 15 a 8.

O quadro de 8 reservou ao gaúcho um oponente que deu trabalho. O tailandês Visit Kinkmanaw fez grande jogo, mas não foi páreo para o brasileiro, que conseguiu o triunfo por um toque de diferença: 15 a 14. Na sequência, o atleta verde e amarelo acabou batido por Ammar Ali.

O bronze pode não ser a única medalha de Jovane Guissone. O gaúcho volta à pista neste sábado (9) para disputar o florete B – sua segunda arma, mas que rendeu a ele a medalha de ouro na Copa do Mundo em São Paulo em abril deste ano.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support