Skip to main content

Brasil será representado na arma por Alexandre Camargo no masculino e Nathalie Moellhausen, Victória Vizeu, Ginevra Giordano e Mariana Correia no feminino

Alexandre Camargo é representante único do Brasil na esgrima masculina. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Todos os olhares estarão atentos para a equipe brasileira de espada no Campeonato Mundial Adulto, afinal a atual campeã mundial da arma faz parte do grupo. Há três anos, Nathalie Moellhausen fazia história em Budapeste, na Hungria, ao trazer um título inédito para o Brasil. Agora, a partir desta sexta-feira (15), o mundo passará a observar o desempenho da brasileira no Cairo, no Egito.

Mas ela não estará sozinha defendendo a espada brasileira, Nathalie será acompanhada por jovens talentos que buscarão grandes performances em solo egípcio. No feminino, jogam Victória Vizeu, Ginevra Giordano e Mariana Correia (individual e equipes), enquanto, no masculino, Alexandre Camargo é o representante único do Brasil e compete somente no individual.

Na próxima segunda-feira, completam três anos do feito histórico de Nathalie. No dia 18 de julho de 2019, ela estava na pista diante de Lin Sheng, da China, em um combate que valia a inédita medalha de ouro para o Brasil. As atletas travaram um duelo muito equilibrado, característica refletida ao final dos três tempos: 12 a 12.

Com a decisão empatada, a final foi para a “morte súbita”, sendo que a prioridade era de Nathalie, algo que ela exerceu muito bem. A brasileira, depois de exatos 19 segundos do início do tempo adicional, fez o ataque perfeito que rendeu a ela a vitória. Incrédula, Nathalie foi às lágrimas. Era o ápice e a História sendo escrita para a esgrima brasileira.

Para Cairo, a campeã mundial vai empolgada. Ela ressalta a importância da competição, mas pontua que muita coisa mudou desde quando subiu ao lugar mais alto do pódio na Hungria.

“O Mundial é muito importante para mim. Estou muito inspirada por ter continuado e por usar a esgrima como a minha expressão de arte (fora das pistas, Nathalie tem um projeto artístico). Mas é uma situação nova, teve muitas coisas de lá para cá, muito mudou”, disse a brasileira.

Nathalie Moellhausen tem exatamente como última participação internacional um torneio no Cairo, no Egito. Em abril deste ano, ela chegou ao quadro de 16 do Grand Prix, quando foi batida por apenas um toque de diferença pela francesa Auriane Mallo: 15 a 14. Agora, ela volta para o país africano para, quem sabe, escrever mais um capítulo na história da esgrima brasileira.

Quem também está indo para alçar voos altos no Cairo é Alexandre Camargo. Único representante brasileiro na espada masculina, o atleta fez uma preparação forte para o Mundial. Logo após a sua participação no Campeonato Pan-Americano (em que terminou na 31ª colocação do individual), o esgrimista partiu para Roma, na Itália, para ter um mês de intensa preparação.

“Eu fiz uma boa preparação, treinei bem, joguei com atletas fortes, acredito que estou bem melhor do que estava para o Pan (em Assunção, no Paraguai). Foi um ano complicado, fiz boas provas e outras ruins e acredito que o Mundial possa ser um divisor de águas para detectar o que tenho que mudar e o que tenho de manter”, contou Camargo, líder do ranking nacional na espada.

“Estou confiante com o que posso render. O meu objetivo maior é passar para a fase principal e depois tentar avançar ao máximo. Mas vamos aos poucos, toque a toque”, completou o atleta, que teve como melhor campanha em Copas do Mundo no ano um 39º lugar na edição de Sochi, na Rússia. Nacionalmente, ele foi campeão do 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE e medalhista de bronze na Copa Porto Alegre 250 anos.

No feminino, mais três brasileiras estarão em pista no campeonato. Todas jovens. Uma delas é Victória Vizeu, que já desponta como uma das maiores promessas da nova geração. Exemplo disso é que ela foi a escolhida para representar a esgrima no programa Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil – iniciativa que visa preparar jovens talentos para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Atual vice-líder do ranking adulto da CBE, Victória conseguiu algumas marcas expressivas nas categorias de base. Ela foi a campeã dos Jogos Pan-Americanos Junior 2021, em Cali, na Colômbia, e medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Juvenil neste ano.

Ginevra Giordano vem conseguindo resultados importantes. Nos torneios nacionais, ela tem três pratas no ano, uma em cada categoria. Ela foi a vice-campeã do 1º Torneio Cadete – 95 anos CBE, do 1º Torneio Juvenil e do 1º Torneio Adulto, sendo a primeira em Porto Alegre (RS) e as duas últimas em Contagem (MG).

Mariana Correia também defende o Brasil no Cairo. No ano, a sua melhor participação foi no interior de Minas Gerais, quando ela participou do 1º Torneio Nacional Adulto e Juvenil. Em ambos os eventos ela chegou ao quadro de 8.

Programação das competições de espada no Mundial Adulto

Sexta-feira, 15 de julho

  • Individual feminino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Sábado, 16 de julho

  • Individual masculino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Segunda-feira, 18 de julho

  • Individual feminino (quadro de 64 à final);

Terça-feira, 19 de julho

  • Individual masculino (quadro de 64 à final);

Quarta-feira, 20 de julho

  • Equipes femininas (quadro de 8 até a final);

Quinta-feira, 21 de julho

  • Equipes femininas (fases finais);

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support