Skip to main content

Competição ocorre no Pinheiros, com atletas de treze nacionalidades; Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco são os brasileiros de melhor ranking

Da esquerda para a direita: Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco buscam medalhas. Foto de Arquivo: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil volta ao circuito internacional da esgrima com a realização de uma etapa da Copa do Mundo Júnior de Florete Masculino, neste fim de semana (4 e 5 de fevereiro), em São Paulo (SP). A disputa no ginásio do Esporte Clube Pinheiros reunirá 43 atletas, de treze nacionalidades. Será a primeira competição da Federação Internacional de Esgrima em solo brasileiro após o início da pandemia de Covid-19.

“Realizar uma Copa do Mundo no Brasil é oportunizar que muitos esgrimistas tenham uma experiencia ímpar em suas vidas esportivas”, festejou Ricardo Machado, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, entidade que organiza o evento. “É também trazer divisas ao nosso esporte, pois o mundo da esgrima voltará os olhos para nós”, acrescentou. “Por fim, é ver os nossos jovens valores das categorias cadete e juvenil felizes, buscando seus crescimentos pessoais”, concluiu o presidente.

Como relatado por Machado, a Copa do Mundo de São Paulo será a oportunidade para muitos atletas disputarem uma competição internacional pela primeira vez. No total, 22 brasileiros se inscreveram para a competição. Entre eles se destacam Lorenzo Mion (número 20 do Mundo) e Paulo Morais (66º), esgrimistas da casa, além de Ricardo Pacheco (85º), do Club Athletico Paulistano. Outros destaques do evento são o peruano Alessio Fukuda (31º), o eslovaco Arpa Fazekas (33º) e o chileno David Alarcon (59º).

Melhor ranqueado de todo o torneio, Mion (19 anos) foi bronze na etapa da Copa do Mundo Júnior de Lima, no Peru, em novembro último. Vem de um quadro de 64 no Challenge International de Paris, disputando a categoria adulto. Assim como os demais brasileiros, corre atrás de seu primeiro título em eventos mundiais.

Morais (19 anos) obteve um top 10 na etapa da Copa do Mundo Júnior de Aix-En-Provence, no Sul da França. Foi o nono entre 209 participantes, no melhor resultado internacional de sua carreira. “Vai ser uma competição muito importante, principalmente por representar o Brasil em casa”, analisou Morais. “Estou confiante, indo leve e tranquilo para poder bem representar o meu país diante de nossa torcida”, acrescentou.

E Pacheco (20 anos) vem de um quadro de 128 na etapa da Copa do Mundo Júnior de Aix-En-Provence e um quadro de 64 em Alpe Adria, na Itália. É o segundo colocado no ranking nacional júnior, sendo o atual vice-campeão brasileiro.

Os demais brasileiros em pista serão Vinicius Alonso, Antônio Almeida, Gabriel Bittar, Gustavo Bueno, Alan Burberry, Theo Cholfe, Lucas Fonseca, Pedro Fonseca, Luiz Foschini, Giorgio Fumagalli, Felipe Galleazzi, André Hofmeister, Guilherme Lobo, Murilo Machado, André Mura, Pedro Nogueira, Heitor Nogueira, Rafael Tomino e Guilherme Vianna.

As disputas individuais iniciam às 9h do sábado (4), no ginásio do Pinheiros, com as pules. No período da tarde ocorre a fase eliminatória, com as finais previstas para iniciar a partir das 17h. Para o domingo (5), está prevista a disputa por equipes. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da CBE no Youtube (www.youtube.com/cbesgrima).

Brasileiros em ação em outras Copas na Europa

Nesta sexta-feira (3) a sabrista Isabela Carvalho participou da etapa da Copa do Mundo Júnior de Plovdiv, contra 122 adversárias, ficando em 85°. Também em solo búlgaro, Renato Saliba disputa o certame masculino neste sábado, que conta com 186 esgrimistas.

Em Istambul, na Turquia, a espadista Ginevra Giordano vai à pista amanhã (4), para a etapa da Copa do Mundo Júnior. São 194 as esgrimistas inscritas no evento. Ainda no sábado, o também esgrimista Pedro Petrich disputa em Basel, na Suíça, outra etapa da Copa do Mundo Júnior. O evento terá 213 participantes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support