Skip to main content

Estudo foi feito pela plataforma Gestão em Jogo e por alunos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), através da Liga de Administração Esportiva

 

28 de janeiro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

 

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) conquistou um importante índice sobre sua gestão. O Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras, realizado em parceria entre a plataforma Gestão em Jogo e alunos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), através da Liga de Administração Esportiva, foi divulgado nesta semana, com a CBE no Top 5 das entidades, em quinto lugar.

 

O estudo teve como curador e revisor o professor Renan Barabanov. Ele é Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA), e acumula passagens por empresas como Coca-Cola, Deloitte Auditoria, Editora Abril e Traffic Marketing Esportivo. Atua há mais de dez anos no segmento da educação e de cursos, treinamentos e palestras, com foco em governança e gestão esportiva em clubes de futebol profissional e é sócio da plataforma digital Gestão em Jogo.

No Ranking, a CBE teve nota máxima nos seguintes itens: estatuto; cargos e salários; organograma; missão, visão e valores; acesso à informações no site; competições; eleições; e, documentos. No total, a CBE somou 38 pontos, ficando atrás apenas da CBVela (4°), CBV e CBAt (2°) e CBDA (1°). A diferença entre a CBE e a CBDA, primeira colocada, foi de apenas três pontos.

“Este é o reflexo de um trabalho que estamos desenvolvendo há quase quatro anos, com total transparência e participação de todos os setores da esgrima brasileira. Assumimos a CBE com dívidas federais que nos impediam de executar parcerias e apenas quatro pessoas decidindo o futuro da modalidade. Hoje, essa realidade mudou e vamos continuar trabalhando para conquistar posições ainda melhores no cenário esportivo nacional”, explica Ricardo Machado, presidente da CBE.

O trabalho é fruto de uma importante parceria entre a plataforma Gestão em Jogo e a Liga de Administração Esportiva do Ibmec, duas organizações que visam contribuir para o crescimento da discussão da gestão esportiva no Brasil, profissionalizando o debate e oferecendo conteúdo de qualidade para profissionais, estudantes, fãs e interessados no tema. Para a confecção do ranking, o trabalho foi realizado em duas fases: a primeira consistindo na definição do instrumento de base para o levantamento das dimensões, enquanto a segunda tratou-se da efetiva pesquisa nos websites oficiais das entidades selecionadas como parte do escopo para comporem a primeira edição do ranqueamento. A amostra consistiu nas confederações esportivas brasileiras de modalidades que fazem parte do programa das Olimpíadas de verão.

O instrumento que serviu de referência consistiu em nove itens considerados essenciais para a caracterização do nível de transparência e prestação de contas das confederações esportivas, com a disponibilização de: demonstrações contábeis; estatuto; cargos e salários; organograma; missão, visão e valores; facilidade no acesso à informação; competições; eleições; e documentos oficiais.

O Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras pode ser solicitado no perfil da plataforma Gestão em Jogo no Instagram: https://www.instagram.com/gestaoemjogo/

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

 

 

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support