Skip to main content

Com pouquíssimas ausências, melhores esgrimistas do Brasil estão em São Paulo para disputar título nacional a partir desta quinta-feira

Campeonato vai ser disputado na sede do Esporte Clube Pinheiros. Foto: Rosele Sanchotene

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A principal competição adulta de esgrima está prestes a começar em São Paulo-SP. A partir desta quinta-feira (22), o Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto reúne os melhores atletas do país na sede do Esporte Clube Pinheiros para definirem os campeões e campeãs brasileiras nos torneios individuais e por equipes.

Organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e com apoio direto do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o campeonato tem participação de peso dos melhores esgrimistas do Brasil em todas as três armas, pois ao menos dois de cada três atletas do Top 3 no ranking nacional de cada categoria se faz presente na disputa.

Além disso, todos os atuais campeões individuais do Brasileiro estão em São Paulo para defender o título nacional: Bia Bulcão (Pinheiros) no florete feminino; Murilo Garrigós (Club Athletico Paulistano-SP) no sabre masculino; Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato-PR) na espada masculina; Karina Trois (Paulistano) no sabre feminino; Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano-PR) na espada feminina; e Henrique Marques (Pinheiros) no florete masculino.

Esse último está muito motivado para buscar novamente o título do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, Marques sabe da dificuldade da competição – que conta com grandes atletas, como o líder do ranking nacional do florete, Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS) – mas acredita que pode ter um resultado positivo atuando na sede do clube que defende.

“Não vejo o título brasileiro do ano passado como motivo para pressão. Muito pelo contrário, acho que é uma motivação extra. Quero muito me tornar tricampeão brasileiro, então venho com muita vontade para esse campeonato. O fato de jogar em casa também me dá mais ânimo”, disse o atleta, que também falou sobre os desafios que deve ter pela frente.

“Infelizmente, eu acabei ficando doente durante a minha preparação para o torneio e, por isso, tive que me afastar dos treinos. Acredito que a parte física será meu principal desafio. Além disso, acho que a competitividade vai ser mais alta do que vimos nos últimos torneios”, complementou.

Quem também quer viver um repeteco do ocorrido em 2021 é Alexandre Camargo. O representante da Academia Mestre Kato-PR está confiante de que vai ter um bom desempenho na espada masculina.

“Eu me preparei muito bem para a competição e estou contente com o trabalho. A expectativa é ganhar mais um Brasileiro. Sei que não vai ser fácil, sempre tem adversários bons, mas acredito no meu jogo e tenho certeza de que irei realizar um bom torneio”, garantiu o espadista.

Outro fator que torna o Brasileiro Interclubes ainda mais decisivo para alguns participantes é que ele antecede os Jogos Sul-Americanos – ODESUR, que será realizado em Assunção, no Paraguai, entre 1 e 15 de outubro. Uma das atletas convocadas para defender o Brasil na esgrima é Karina Trois, que acredita que o nacional serve como parâmetro para o evento internacional.

“Acho que vai ser um bom termômetro para os Jogos Sul-Americanos, vai ter muita gente boa no Brasileiro, então vai ser bom sim. Quero ter um grande resultado, me preparei fisicamente para a competição e fiz bastante terapia para evitar bloqueios mentais durante o jogo”, contou a sabrista do Paulistano.

Confira abaixo a programação do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto:

Quinta-feira, 22:

  • Florete masculino individual;
  • Espada feminina individual.

Sexta-feira, 23:

  • Espada masculina individual;
  • Sabre masculino individual;
  • Florete masculino por equipes;
  • Espada feminina por equipes.

Sábado, 24:

  • Florete feminino individual;
  • Sabre masculino individual;
  • Espada masculina por equipes;
  • Sabre feminino por equipes.

Domingo, 25:

  • Florete feminino por equipes;
  • Sabre masculino por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support