Skip to main content

Carminha Oliveira e Jovane Guissone foram os outros campeões do segundo dia de competição no Bristol Santo André Hotel, no ABC Paulista

Fábio Damasceno foi o grande destaque do sábado. Foto: Rosele Sanchotene.

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Se o dia inaugural de Campeonato Brasileiro de Paraesgrima foi de emoção, o segundo não ficou para trás. O campeonato – que acontece em Santo André, no ABC Paulista – entregou quatro medalhas douradas, as últimas individuais, neste sábado (4). O grande destaque foi para o desempenho de Fábio Damasceno, detentor de dois títulos no Bristol Santo André Hotel. Além dele, Carminha Oliveira e Jovane Guissone (chegou ao seu terceiro título no Brasileiro) também estão na galeria dos vencedores.

O primeiro a conseguir a glória foi Damasceno. No sabre A, o esgrimista do Grêmio Náutico União-RS se recuperou da derrota na final da espada A na sexta-feira e, desta vez, saiu com o título. Na decisão da arma, ele enfrentou o atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, Alex Sandro Souza, e o superou por 15 a 8.

Ele admitiu que estava jogando com escara (ou úlcera de pressão) e que ter chegado à final nessas condições foi uma grande superação.

“Eu estou com uma lesão e está complicado para treinar. Chegar às finais e hoje conquistar título é uma superação para mim, é algo que me motiva a não parar, não desistir do esporte”, disse o atleta.

Ele não parou por aí. Mesmo lesionado, o esgrimista foi brilhante na disputa do florete A. Na final, ele encarou o mesmo adversário de outrora e teve uma reação durante a partida digna de aplausos. Durante o jogo, Damasceno estava perdendo por 13 a 9, mas se recuperou e encaixou cinco toques seguidos, o que deu a ele o título da arma: 15 a 13.

Carminha Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR, não deu chance para ninguém na disputa da arma que ela mais gosta, a espada. Pela categoria A, ela chegou invicta à decisão e dessa forma permaneceu. Ela derrotou Rayssa Veras, do Club Athletico Paulistano-SP, por 15 a 8 para ficar com o ouro. Mesmo com o título, a atleta acredita que tem elementos a serem melhorados no seu jogo.

“Estou feliz com o meu resultado. Há algumas coisas que eu treinei em sala que não saíram aqui, por isso, não saio totalmente satisfeita, pois a cada dia a gente busca melhorar mais. Agora, é treino, treino e treino”, avaliou a esgrimista.

Carminha ainda falou sobre a sua próxima meta. Em início de ciclo paralímpico, ela, que esteve na Paralimpíada de Tóquio, já está se preparando para garantir um lugar dentre os que vão para a disputa do megaevento em Paris.

“Eu espero evoluir mais, estou focada para conseguir uma vaga para Paris 2024. Eu já comecei a fazer um planejamento, já estou treinando a minha segunda arma convencional para ver se vai ser o florete ou o sabre, e a minha prioridade é a minha principal, que é a espada”, garantiu a esgrimista.

Jovane Guissone mostrou o porquê ele tem duas medalhas paralímpicas na carreira (ouro em Londres 2012 e prata na Tóquio 2020). Na espada, pela categoria B, ele foi soberano e bateu Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS) na final por 15 a 3. Com o título, ele chegou a três medalhas de ouro no evento, uma em cada arma que disputou.

“Eu estou muito feliz, estou saindo do Campeonato Brasileiro com sensação de dever cumprido. Eu fiz uma boa competição, consegui colocar em jogo tudo o que treinei em aula”, afirmou o multicampeão.

Neste domingo, o Bristol Santo André Hotel presenciará os jogos dos torneios por equipes, que encerram o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support