Skip to main content

Jovens talentos vão à pista na sede do Club Athletico Paulistano em disputas individuais e por equipes

Pietra Chierighini (esquerda) é uma das atrações do Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil. Foto: Rosele Sanchotene

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A partir desta quinta-feira (8), o Club Athletico Paulistano-SP receberá um dos principais eventos das categorias de base da esgrima nacional: o Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil. A competição, que segue até domingo, reunirá os principais e mais promissores esgrimistas do Brasil, que disputarão as três armas na sede do clube de São Paulo-SP.

Organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), o evento tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e contará com combates de atletas sub-17 e sub-20 tanto individual como coletivamente.

Uma dessas atletas é prata da casa. Representante do Club Athletico Paulistano, Pietra Chierighini é a líder do ranking juvenil do sabre feminino e terá a missão de defender o atual título brasileiro da categoria.

Ela vem conquistando resultados importantes em torneios adultos, como o ouro no 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE (no Rio de Janeiro-RJ), a prata na Copa Ronaldo Schwantes (em Curitiba-PR) e o bronze na Copa Porto Alegre 250 anos, tudo isso em 2022. Além disso, ela é a atual medalhista de bronze por equipes do Campeonato Pan-Americano Adulto e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior em 2021.

Com um currículo de peso, Pietra falou sobre a sua evolução como esgrimista nos últimos anos.

“Vejo como um crescimento contínuo, sempre há o que melhorar, mas, com certeza, a maturidade vem fortemente ajudando meu psicológico”, disse a campeã do Brasileiro Juvenil em 2021.

Não fosse somente isso, a atleta está tendo de conciliar a rotina de atleta com a de estudante. Aos 18 anos, Pietra está passando por uma maratona de estudos, pois está em ano de vestibular. A jovem quer prestar medicina.

Quem também está tendo de se desdobrar entre a vida de esgrimista e a de estudante é Giorgio Fumagalli. Atleta do Grêmio Náutico União-RS e atual número um do ranking do florete masculino sub-17, ele admitiu que teve uma preparação complicada para o Brasileiro em São Paulo.

“A preparação foi muito complicada, pois eu tive um momento bem pesado de provas no colégio. Porém, eu tentei dentro do que podia me organizar e periodizar os treinos. Vou buscar fazer melhor campeonato o possível”, contou Fumagalli.

Apesar de não ter tido um pré-torneio tranquilo, ele garantiu que não se contentará com um resultado final sem tê-lo no lugar mais alto do pódio. Por ser o líder do ranking, Giorgio sabe do desafio que terá pela frente, mas assegura que a pressão o ajudará a buscar o ouro.

“Eu espero jogar o melhor que eu consigo, eu não vou me contentar com algo que não seja a medalha de ouro. Não quero sentir que deixei de fazer o melhor que podia em pista”, projetou o atleta.

“Acredito que sofro pressão, mas numa proporção que se torna benéfica. É a ponto de me manter confiante e ter o desejo insaciável de vencer o campeonato”, finalizou o representante do União.

Quer acompanhar esses dois e vários outros talentos em ação no Brasileiro? Basta acessar a CBEsgrima TV no YouTube, que fará a transmissão ao vivo dos principais combates no Club Athletico Paulistano.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support