Evento em Tbilisi, na Geórgia, fecha a temporada 2022/2023 de Copas do Mundo e Grand Prix; competição vale pontos para o ranking olímpico

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O Brasil terá três atletas em busca de bons resultados na última competição da temporada 2022/2023 de Copas do Mundo e Grand Prix de Esgrima. Nesta sexta-feira (2), Ana Toldo, Bia Bulcão e Mariana Pistoia representam o país na Copa do Mundo Tbilisi, na Geórgia, na Europa Oriental. O evento conta pontos para o ranking olímpico dos Jogos de Paris 2024.
Por se tratar de uma competição valendo pontos para a corrida olímpica, o desempenho das meninas nos torneios individuais e por equipes nestes torneios internacionais pode ser fundamental para a conquista da vaga. Além disso, o evento serve como teste para os dois próximos desafios, que contam (muitos) pontos neste ranking: o Campeonato Pan-Americano (de 15 a 20) e o Mundial de Milão, na Itália, que será disputado em julho.
Mariana é a atual líder do ranking nacional e também é a melhor no ranking mundial, em 83° lugar. Ela tem metas estabelecidas para esse evento.
“Meu objetivo nessa Copa, na prova individual, é avançar até o quadro principal e, chegando lá, jogar bem e com tranquilidade tentando ir o mais longe possível. Quanto à prova por equipes, acredito que estamos jogando bem e temos total condição de entrar no quadro de 16, o que seria bem importante para uma possível classificação olímpica por equipes”, projeta a atleta.
Bia, por sua vez, é a segunda colocada nos dois rankings, brasileiro e mundial. “Estou concentrada em jogar o meu melhor. Jogar cada toque, tentar fazer uma boa pule, para passar para o dia seguinte. Vou buscar jogar bem, me divertir e ganhar mais confiança para o Pan”, avisa a atleta.
Classificação Olímpica
No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.
Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima