Skip to main content

Evento em Tbilisi, na Geórgia, fecha a temporada 2022/2023 de Copas do Mundo e Grand Prix; competição vale pontos para o ranking olímpico

Bia Bulcão (esq.) e Mariana Pistoia (dir.) estarão representando o Brasil na Geórgia. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil terá três atletas em busca de bons resultados na última competição da temporada 2022/2023 de Copas do Mundo e Grand Prix de Esgrima. Nesta sexta-feira (2), Ana Toldo, Bia Bulcão e Mariana Pistoia representam o país na Copa do Mundo Tbilisi, na Geórgia, na Europa Oriental. O evento conta pontos para o ranking olímpico dos Jogos de Paris 2024.

Por se tratar de uma competição valendo pontos para a corrida olímpica, o desempenho das meninas nos torneios individuais e por equipes nestes torneios internacionais pode ser fundamental para a conquista da vaga. Além disso, o evento serve como teste para os dois próximos desafios, que contam (muitos) pontos neste ranking: o Campeonato Pan-Americano (de 15 a 20) e o Mundial de Milão, na Itália, que será disputado em julho.

Mariana é a atual líder do ranking nacional e também é a melhor no ranking mundial, em 83° lugar. Ela tem metas estabelecidas para esse evento.

“Meu objetivo nessa Copa, na prova individual, é avançar até o quadro principal e, chegando lá, jogar bem e com tranquilidade tentando ir o mais longe possível. Quanto à prova por equipes, acredito que estamos jogando bem e temos total condição de entrar no quadro de 16, o que seria bem importante para uma possível classificação olímpica por equipes”, projeta a atleta.

Bia, por sua vez, é a segunda colocada nos dois rankings, brasileiro e mundial. “Estou concentrada em jogar o meu melhor. Jogar cada toque, tentar fazer uma boa pule, para passar para o dia seguinte. Vou buscar jogar bem, me divertir e ganhar mais confiança para o Pan”, avisa a atleta.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support