Skip to main content

Guilherme Toldo e Pedro Marostega conquistaram classificação na prova de florete feminino; Luana Pekelman vai disputar a fase final no sabre feminino

Luana Pekelman disputará a chave principal do sabre feminino. Foto de Arquivo: Wander Roberto/COB

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Um dia muito positivo para o Brasil. O terceiro dia de disputa do Campeonato Mundial de Esgrima, em Milão, na Itália, teve três dos cinco brasileiros conquistando vagas na chave principal da competição. Nesta segunda-feira (24), Guilherme Toldo – de forma direta, sem precisar passar pelos quadros eliminatórios – e Pedro Marostega asseguraram lugares na fase final do florete masculino, enquanto Luana Pekelman garantiu presença no sabre feminino.

Toldo teve uma campanha praticamente perfeita na pule do florete. Venceu os seis jogos que disputou, contra o indiano Arjun Arjun (5 a 0), o libanês Philippe Wakim (5 a 3), o canadense Patrick Liu (5 a 2), o australiano Thomas Colgan (5 a 2), o alemão Laurenz Rieger (5 a 3) e o vietnamita Van Hai Nguyen (5 a 3). Sua campanha foi a oitava melhor da primeira fase da prova.

Marostega foi outro que brilhou em Milão. Venceu quatro jogos na sua pule, passando em 54° lugar para a fase de mata-mata. No primeiro quadro preliminar, ele eliminou o taiwanês Che-Hao Yueh, por 15 a 9. Na etapa seguinte, bateu o canadense Patrick Liu, por 15 a 5, garantindo a vaga na chave principal.

Na próxima fase, quadro de 64, Toldo enfrenta o belga Stef de Greef, na quinta-feira (27), às 6h50 (horário de Brasília). Marostega tem o adversário mais complicado, na mesma etapa do torneio: pega o japonês Kyosuke Matsuyama, número 14 do mundo, no mesmo horário.

No sabre, o destaque foi Luana Pekelman. Na pule, ela só venceu dois jogos, contra a grega Klairi Mpenou (5 a 3) e contra a singapuriana Nicole Wee (5 a 1). Passou de bye pelo primeiro quadro preliminar e depois eliminou Sabina Karimova, do Azerbaijão, por 15 a 11, também assegurando-se na chave principal. Sua próxima adversária, no quadro de 64, será a grega Theodora Gkountoura, número 3 do mundo, na quinta-feira, às 5h45.

Os outros brasileiros na prova se despediram nos quadros preliminares. Lorenzo Mion venceu três jogos na sua pule, mas caiu no primeiro quadro preliminar para o canadense Bogdan Hamilton, por apenas um toque: 14 a 15. Karina Trois fez boa pule, ganhando quatro dos seis combates. Não precisou disputar o primeiro quadro preliminar, mas caiu no segundo, para a georgiana Alexandra Kuvaeva, por 10 a 15. Paulo Morais, que também participaria da prova do florete, teve uma indisposição e não atuou nesta segunda-feira.

Cinco brasileiros na chave principal

Desta forma, o Brasil terá cinco atleta na disputa de títulos mundiais de suas armas. Além de Toldo, Marostega e Luana, Nathalie Moellhausen, na espada, e Bia Bulcão, no florete, estarão participando das fases finais, que começam nesta terça-feira (25). Veja a programação completa das provas individuais:

25/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais individuais

26/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais individual

27/7 – Florete masculino e sabre feminino, fases finais individual

Confira na sequência a programação das competições por equipes:

27/7 – Sabre masculino e espada feminino, eliminatórias equipes

28/7 – Espada masculino e florete feminino, eliminatórias equipes

28/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais equipes

29/7 – Sabre feminino e florete masculino, eliminatórias equipes

29/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais equipes

30/7 – Sabre feminino e florete masculino, fases finais equipes

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support