Skip to main content

Atleta conquistou medalha no sabre masculino, no segundo dia de disputas em Bogotá, capital colombiana

Érico Patto no pódio do Pan Cadete e Juvenil. Foto: Acervo Pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Segundo dia, segundo pódio. O Brasil conquistou mais uma medalha no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. Nesta quinta-feira (2), no Palacio de los Deportes, em Bogotá, na Colômbia, foi a vez de Érico Patto brilhar, garantindo o bronze na prova de sabre masculino cadete. Na véspera, Eduardo Gonçalves conquistou bronze na espada masculina.

O início de Patto não foi perfeito. Ele tropeçou duas vezes, em seis duelos na pule. Isso foi o suficiente para garantir a apenas a nona melhor campanha. Mas nos confrontos eliminatórios, estes sim decisivos, o brasileiro teve grande desempenho.

Ele começou eliminando o jamaicano Martin Shea, no quadro de 32, por 15 a 4. Depois, bateu o colombiano Juan Pacheco Cortes, por 15 a 7. Ali, o Brasil já tinha medalha garantida, faltava definir quem era o dono: Patto ou Lucas Schubert, que havia eliminado um dos favoritos, o colombiano Oscar Villarraga, número 42 do mundo na sua faixa etária.

Patto levou a melhor, vencendo por 15 a 12. Porém, acabou não resistindo ao jogo do boliviano Gabriel Estebán Sherpard, que fez 15 a 8 e se qualificou para a final, com o brasileiro ficando com o bronze. Lucas Shubert terminou a prova na oitava colocação. Dylan Ikuno ficou em 28° lugar, enquanto Arthur Wolff terminou em 32°.

Na espada feminina, duas brasileiras ficaram bem perto de medalhas. Maria Paro e Aydee Dias caíram no quadro de 8, ficando em sexto e oitavo lugares, respectivamente. Mariana Gondo caiu uma etapa antes e terminou em 15°, enquanto Laura Correia acabou com a 22ª colocação na prova.

No florete feminino, Livia Matos, com apenas 15 anos, foi o maior destaque. Ela chegou ao quadro de 8, terminando a prova em oitavo lugar. Julia Quadros foi a 26ª, Marina Pasqualetti a 29ª e Helena Guerra ficou em 30°.

O evento prossegue nesta sexta-feira (3), com o início das provas juvenis. Confira a programação:

Sexta-feira (juvenil): florete masculino, espada masculina e sabre feminino.

Sábado (juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

Domingo (equipes juvenil): florete masculino, espada masculina e sabre feminino.

Segunda-feira (equipes juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support