Skip to main content

Talia Calazans, Stella Frias, Laura Papaiano e Gabriella Vianna levam prata, enquanto Kevin Lima, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco, o bronze

Equipes brasileiras de florete com as medalhas. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A sexta-feira (25) foi bem especial para o Brasil no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. O país faturou duas medalhas em Lima, no Peru, sendo as duas em torneios por equipes juvenis. O time brasileiro de florete feminino, formado por Talia Calazans, Stella Frias, Laura Papaiano e Gabriella Vianna, ficou com a prata, enquanto o masculino – integrado por Kevin Lima, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco – assegurou o bronze.

O vice-campeonato proporcionou um momento singular ao Brasil no Pan, pois o país alcançou a sua primeira prata na competição (foram três bronzes antes do início das disputas desta sexta-feira).

Além de ter sido especial para o Brasil na competição, a segunda colocação teve um significado a mais para as atletas que formavam a equipe brasileira de florete, em especial, para Gabriella Vianna.

Há exatamente dois anos, o técnico do Esporte Clube Pinheiros, Gennady Miakotnykh, falecia em função de uma parada cardiorrespiratória. Gabriella, que foi aluna do mestre d’armas, fez questão de lembrá-lo e de dedicar a vitória a ele.

“É uma conquista muito importante, ainda mais hoje, que fez dois anos da morte do Gennady. Então, ganhar uma medalha no aniversário de morte dele é muito especial para mim”, lembrou Gabriella Vianna.

O caminho até o vice-campeonato começou no quadro de 8, já que a equipe ficou de “bye” no quadro de 16. A disputa para quem iria para a semifinal aconteceu diante da Argentina, em que as brasileiras fizeram grande jogo e saíram vitoriosas por 45 a 28.

Nas semifinais, o Brasil teve compromisso contra o México. As nossas representantes repetiram o bom desempenho da fase anterior e aplicaram 45 a 35 nas mexicanas. Na grande decisão, o país enfrentou um adversário difícil, os Estados Unidos, e acabou caindo por 45 a 20, o que definiu a medalha de prata.

Gabriella também apontou mais dois fatores que colaboraram no caminho até o vice-campeonato.

“No Pan de 2020, nós perdemos a medalha para o México, e esse ano ganhamos delas justamente para irmos para a final. Estava engasgado. Além disso, este campeonato foi superlegal, porque a equipe estava muito unida. Eu sempre me divirto jogando em equipes e hoje não foi diferente. Juntas somos mais fortes”, afirmou a brasileira.

Nas equipes masculinas, Brasil leva o bronze no florete

O dia mais medalhado do Brasil no Pan em Lima foi completado com uma de bronze. No masculino, os floretistas que formavam a equipe verde e amarela fizeram uma campanha sólida e uma bela partida na disputa pela terceira colocação para sair com o pódio.

Assim como no feminino, a equipe brasileira não precisou passar pelo quadro de 16 por estar de “bye”. A estreia aconteceu diante dos argentinos, que foram batidos por 45 a 36 no quadro de 8. Com o triunfo, os atletas do Brasil avançaram para as semifinais, fase em que acabaram superados pelo Canadá por 45 a 35.

Já na disputa pela terceira colocação, a situação foi diferente. Em confronto diante do México, Kevin Lima, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco fizeram excelente exibição e venceram por muito os mexicanos: 45 a 12.

Outros brasileiros em ação nesta sexta-feira

O Pan-Americano Cadete e Juvenil ainda teve os embates juvenis da espada masculina. O Brasil foi defendido por quatro esgrimistas, sendo que Mauricio Pellegrino foi o que chegou mais longe ao alcançar o quadro de 16. Por outro lado, Olavo Donato ficou no quadro de 32, Pedro Petrich no quadro de 64 e Miguel Giffoni parou na pule.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support