Competição aconteceria no início de março, em São Paulo; regras da Federação Internacional de Esgrima determinam liberação que contraria Portaria em vigência

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O Brasil não irá mais sediar o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, que aconteceria em São Paulo (SP), entre os dias 7 e 13 de março. A medida foi comunicada pela Confederação Brasileira de Esgrima – CBE neste domingo (30), em razão de conflitos entre as regras da Federação Internacional de Esgrima – FIE e uma Portaria Interministerial que determina restrições por causa da Covid-19.
De acordo com a Portaria nº 666 publicada no último dia 20 de janeiro, devido a atual situação da pandemia no Brasil, para ingresso em nosso país o estrangeiro deverá apresentar o passaporte vacinal e também o teste negativo para Covid-19. Nesta mesma Portaria, há algumas exceções quanto a necessidade de comprovante de vacinação. Porém, os não vacinados deverão cumprir quarentena mínima de cinco dias em território brasileiro.
Por outro lado, a Federação Internacional de Esgrima – FIE, determina em suas regras atuais que o país organizador de competições internacionais deverá isentar os não vacinados da quarentena, ou seja, a Portaria do Brasil e as determinações da FIE são conflitantes entre si.
Desta forma, a CBE não teve outra alternativa a não ser cancelar a realização do torneio em território brasileiro. A Confederação Pan-Americana de Esgrima deverá se manifestar nos próximos dias sobre a realização do torneio em outro país ou o cancelamento definitivo da disputa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima