Skip to main content

Campeã mundial de 2019, espadista volta a conquistar medalha em uma competição mundial após três anos e meio de jejum

Dona do mundo! Nathalie Moellhausen foi absoluta em Doha. Foto: Augusto Bizzi

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Três anos e meio após a conquista do título mundial de espada feminina, Nathalie Moellhausen mostrou que está pronta novamente para os seus maiores desafios. Neste domingo (29), ela conquistou o Grand Prix de Doha, no Catar, um dos mais concorridos desta temporada, com a participação de 27 das 28 primeiras do ranking mundial.

A conquista de Nathalie foi invicta. Por estar em 36° no ranking mundial no início do torneio, ela precisou jogar as pules, na sexta-feira. E venceu todos os jogos, classificando-se diretamente para a chave principal.

Neste domingo, a brasileira iniciou vencendo a singapuriana Kiria Rahman por 13 a 9, no quadro de 64. Logo depois, bateu a francesa Lauren Rembi 9 a 8. Superou a queniana Alexandra Ndolo 15 a 14, já no quadro de 16. E conquistou a vaga no pódio ao eliminar a italiana Alexandra Bozza por 15 a 7.

Mas foi na semifinal que Nathalie mostrou todas as suas credencias, diante da húngara Eszter Muhari, número 24 do ranking mundial. O jogo começou muito estudado, de maneira que até a metade do combate o placar marcava apenas 3 a 3. Sempre buscando a ação ofensiva, a brasileira se precipitou em alguns momentos e deixou a adversária abrir 8 a 4, com pouco mais de um minuto para terminar o tempo.

Ali, Nathalie se transformou. Foram quatro pontos em sequência, conseguindo o empate nos segundos finais. Mais um obstáculo existia pela frente: no tempo extra, a prioridade era da húngara, ou seja, a brasileira tinha um minuto para conseguir o toque. Mas não havia mais como parar Nathalie. Ela garantiu a virada e a vaga na final.

A decisão foi contra a francesa Marie-Florence Candassamy, sétima do mundo na atualidade. Nathalie dominou a pista do início ao fim e, absoluta, conquistou o título invicta, após vitória por 15 a 8.

Mudanças após a Olimpíada

No período entre julho de 2019 e janeiro de 2023, Nathalie não havia chegado nenhuma vez ao pódio em competições mundiais. Seu melhor resultado tinha sido a nona colocação, em três torneios disputados em 2020 e 2021. Após os Jogos Olímpicos, ela trocou de técnico, passando a ser treinada por George Karam, e fez mudanças em seus treinamentos e no seu jogo após o insucesso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando acabou caindo na estreia.

Os últimos resultados já eram animadores. Em novembro, ela voltou a ficar entre as 15 melhores da Copa do Mundo de Tálin, na Estônia, o que não acontecia desde março de 2021. Ela conquistou a medalha de bronze individual, nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, e recentemente conquistou ficou em terceiro lugar também em uma das provas da temporada nacional da França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support