Hall da fama e homenagens
O HALL DA FAMA CBE foi inaugurado em 2019, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição dos homenageados para a esgrima brasileira e, com isso, promover a preservação da história do esporte. A escolha dos homenageados deste ano é apenas o ponto de partida para novas homenagens – inclusive póstumas – aos que fizeram a história da esgrima em nosso país.
Inicialmente está dividido em 4 categorias distintas: Dirigente Esportivo, Atleta, Mestre D’Armas e Árbitro, de forma a realçar os mais relevantes méritos de cada um dos homenageados que, independente de sua categoria, são ESGRIMISTAS, na mais ampla concepção do seu conceito.
O troféu
A criação do Troféu entregue aos homenageados pelo HALL DA FAMA CBE saiu das mãos da escultora e esgrimista Lília Sentinger Manfroi. Como artista plástica Lília, nascida em Porto Alegre em 1944, tem carreira consolidada e reconhecida, tendo sido premiada por diversas vezes em salões de arte nacionais com suas esculturas.
Em sua juventude dedicou-se à esgrima no Grêmio Náutico União, onde conquistou diversos títulos regionais, tornando-se Campeã Brasileira individual em 1967. Participou, também, do Campeonato Pan-americano e da Universíade (1963).
Membros de honra do hall da fama
DIRIGENTE ESPORTIVO
Arthur Telles Cramer Ribeiro
Das areias do picadeiro coberto do Esquadrão de Cavalaria do Colégio Militar do Rio de Janeiro, passando pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) e seu Curso de Mestre-d’armas, Escola de Estado Maior do Exército (ECEME), até as pistas das competições nacionais e internacionais de Esgrima venceu doze Campeonatos Brasileiros ….
Saiba maisDIRIGENTE ESPORTIVO
Gerli dos Santos
Gerli dos Santos, nascido no Rio de Janeiroem 12 de janeiro de 1958, iniciou a práticada esgrima no Colégio Militar daquelacidade. Já na Academia Militar das AgulhasNegras – AMAN, seguiu como atleta damodalidade Espada. Gerli dedicou-se à vidamilitar, atingindo o posto de Coronel doExército Brasileiro, mas sempre a esgrimaesteve presente em sua vida. Em 1982,obteve o título de Mestre D´Armas naEscola de Educação Física do Exército –EsEFEx, …
Saiba maisDIRIGENTE ESPORTIVO
Silvio Dadia Sampaio
É com grande honra que celebramos a trajetória de Silvio Dadia Sampaio, uma figura central na história da esgrima no Rio Grande do Sul. Nascido em 16 de dezembro de 1951, em Passo Fundo, Silvio é um profissional multifacetado, com uma carreira marcada pela disciplina e liderança, tanto na esfera militar quanto no esporte.
Saiba maisMESTRE D'ARMAS
Alexandre Alves Teixeira
Nascido em 01 de outubro de 1969, em Porto Alegre, Teixeira formou-se em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre – IPA e como Mestre D´Armas Internacional pela Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx. No seu caminho como Mestre D´Armas também se especializou no ensino da Esgrima em Cadeira de Rodas…
Saiba maisMESTRE D'ARMAS
José Maria de Andrade Pereira
Mestre Pereira, como é chamado, ou Capitão Pereira no ambiente militar, sem dúvida, foi um dos principais protagonistas da esgrima brasileira. Além de exímio esgrimista, formou uma enorme quantidade de atletas militares e civis, incluindo o atual Presidente da CBE – Ricardo Machado (aluno de esgrima do Mestre Pereira no Colégio Militar do Rio de Janeiro) e o atual Vice-presidente da CBE – Arno Schneider, (aluno de esgrima do Mestre Pereira na Academia Militar das Agulhas Negras). Seu curriculo como atleta e mestre é invejável, e pode ser acessado no link abaixo.
Saiba maisMESTRE D'ARMAS
Fernando Fumio Kato
Nasceu em Ribeirão Claro, São Paulo em 18/12/1950, formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desporto do Paraná em 1973. Em 1979 graduou-se como Mestre D’Armas na arma Florete pela Escola de Educação Física do Exército. Já em 1973 iniciou sua atuação como professor em diversos clubes e escolas pública e privadas de Curitiba, ministrando treinamento físico e técnico de esgrima até 2014. Neste período, sua principal atuação foi no Instituto de Educação do Paraná. De 1982 a 1989 atuou como preparador físico e técnico para a seleção da Confederação Brasileira de Esgrima.
Saiba maisATLETA
Renzo Agresta
Renzo Agresta nasceu em 27 de junho de 1985, em São Paulo, tendo iniciado a prática da esgrima em 1997 no Clube Athético Paulistano – CAP onde permaneceu até 2008. Nesse mesmo ano transferiu-se para o Esporte Clube Pinheiros – ECP, clube onde encerrou sua carreira competitiva em 2017…
Saiba maisATLETA
Nathalie Moellhausen
Nathalie Moellhausen é atleta do Time Brasil Olímpico e Campeã Mundial 2019. Atualmente é número 4 do ranking mundial de espada feminina e número 1 do Ranking Olímpico, estando, por consequência, qualificada para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020…
Saiba maisATLETA
Jovane Guissone
Nascido em Barros Cassal, RS, em 11 março de 1983, Jovane Guissone é atleta da Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas.
Iniciou na Esgrima em 2008, desde 2009, tem ocupado o lugar mais alto do pódio na Modalidade no Brasil, tendo conquistado até o momento mais de 100 medalhas Nacionais e mais de 30 Internacionais.
Saiba maisATLETA
Guilherme Toldo
Guilherme Toldo, esgrimista brasileiro nascido em Porto Alegre, no Rio Grande doSul, em 1º de setembro de 1992. Especialista no florete masculino, Toldo é um dos grandes nomes da história do esporte noBrasil.
Toldo começou a praticar esgrima aos oito anos de idade, no Grêmio Náutico União, de Porto Alegre. Desde então, ele vem colecionando títulos e medalhas em competições nacionais e internacionais
ATLETA
João Antônio de Albuquerque e Souza
João Antônio de Albuquerque e Souza, advogado nascido em 1983 no Rio Grande do Sul, é uma figura proeminente na esgrima brasileira.
Como atleta do florete do Grêmio Náutico União, teve uma carreira notável, representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing e conquistando a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, feito que quebrou um jejum de 32 anos sem medalhas na esgrima
Saiba maisATLETA
Roberto Lazzarini
Roberto Lazzarini é um dos atletas mais premiados da história da esgrima brasileira, iniciando sua jornada em 1974 sob a orientação do renomado Mestre Buonafina. Ele conquistou seu primeiro campeonato brasileiro na categoria infantil em 1976 e liderou o ranking brasileiro de florete por 11 anos consecutivos a partir de 1982.
Lazzarini representou o Brasil em competições internacionais por mais de duas décadas, incluindo os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e Barcelona em 1992, acumulando um impressionante histórico de conquistas.
Saiba maisÁRBITRO
Régis Trois de Avila
Régis nasceu em Porto Alegre, em Outubro de 1963, onde fez sua formação como Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é Árbitro Internacional Categoria A pela FIE desde 1999.
Saiba maisÁRBITRO
Eduardo Romão Gomes
Eduardo Romão Gomes, o “Dudu”, nasceu em São Paulo, SP, em 24 de fevereiro de1958. Formou-se em Educação Física em1986 pela Faculdade de Educação Física de Santo André, SP e, nos anos de 1993 e 1994,especializou-se como Mestre D’Armas em curso da Federação Internacional de Esgrima – FIE ocorrido na Escola de Educação física do Exército – EsEFEx.
Saiba maisHomenagens
COLABORADOR EMÉRITO
Eduardo Azeredo
Nascido em 05 de fevereiro de 1976 na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Eduardo graduou-se em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Simonsen, RJ.
Na sua jornada profissional foi militar do Exército Brasileiro por 6 (seis) anos, quando, em 2002, foi contratado como empregado administrativo da Confederação Brasileira de Esgrima.
Saiba mais