Skip to main content

Medalhista paralímpico, Jovane Guissone começou com força total, faturando dois ouros; Carminha Oliveira, Fabiana Soares, Kevin Damasceno e Mônica Santos também conquistam títulos

Jovane Guissone (dir.) conquistou mais duas medalhas de ouro para sua coleção. Foto: Magno Alves.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Cinco esgrimistas fizeram a festa no primeiro dia de Campeonato Brasileiro de Paraesgrima, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Medalhista nos Jogos de Londres e de Tóquio, Jovane Guissone foi o grande destaque, ocupando o lugar mais nobre do pódio em duas categorias: espada masculino B e sabre masculino B. Além dele, Carminha Oliveira, Fabiana Soares, Kevin Damasceno e Mônica Santos também comemoraram conquistas.

Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-ADFP) mostrou que está com gás total para enfrentar os desafios do Campeonato Regional das Américas, que acontece no próximo final de semana, no mesmo local. Pela manhã, foi dominante na prova do sabre, que sequer era a segunda arma há pouco tempo. “Sempre senti algo quando via as provas de sabre. Passei a treinar e sinto que pode ter algo para mim no futuro”, disse o campeão. Na final, ele bateu o colega de equipe Anderson Pires por 15 a 6.

Na parte da tarde, foi a vez de jogar espada, sua arma dominante, onde é um dos grandes craques no planeta. Com a responsabilidade de manter a invencibilidade em Brasileiros que já dura 12 anos, ele não decepcionou. Na final, outro colega de equipe, Izaias Monteiro da Silva, superado por 15 a 5. “Isso é resultado de muito treino, de muito esforço. Tento não me enrolar na pista. A esgrima é 70% de jogo contra você mesmo”, revela.

Mais títulos

No florete masculino A, foi a vez de um confronto em família. O filho, Kevin Damasceno, de 18 anos, venceu o pai, Fábio, na decisão, por 15 a 6. Neste ano, os dois atletas, que defendem o Grêmio Náutico União-RS, protagonizaram esse duelo algumas vezes em etapas da Copa Brasil. “Não imaginava obter estes resultados no início da temporada. Fico muito feliz e agradeço muito ao Eduardo Nunes, meu técnico”, disse Kevin, que já vislumbra a possibilidade de brigar por conquistas maiores.

Outra atleta do União, Mônica Santos, triunfou na espada feminino B. Na decisão, ela venceu com autoridade Suelen Rodolpho, da ADFP, por 15 a 4. “Estava com uma lesão bem grave no braço nas últimas competições. Ainda não estou cem por cento, mas esse foi um bom aquecimento para o Regional, onde vou vir com tudo”, avisa a campeã.

Na disputa da espada feminino A, quem levou a melhor foi Carminha Oliveira, da ADFP. Ela venceu Rayssa Veras (C.A.Paulistano) na final por 15 a 11. “Tive um combate difícil na semi e outro na final, contra a Rayssa, que vem chegando. Observei alguns pontos a serem melhorados para ter um resultado significativo no Regional”, disse Carminha.

Finalmente, no sabre feminino A, Fabiana Soares (S.C.Magnólia-RJ) foi a grande campeã. A vitória no jogo do título também foi contra Rayssa Veras pelo placar de 15 a 8. “Foi muito importante, venho muito bem no sabre. Acho que estou me afirmando como sabrista. Todo campeonato eu fico nervosa no início. Essa vitória é importante para o regional, que tem uma importância grande para a classificação para os Jogos de Paris. E eu estou esperando para jogar essa competição desde 2018”, lembra a atleta, que não teve a oportunidade de disputar esse torneio em 2020, cancelado por conta da pandemia e que poderia ter garantido sua vaga para os Jogos de Tóquio.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support