Skip to main content
Sem categoria

Brasil é escolhido como sede do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil de Esgrima de 2026

By 25 de novembro de 2023No Comments

Escolha aconteceu na madrugada deste sábado; competição será disputada no Rio de Janeiro, utilizando as Arenas deixadas como legado olímpico

Presidente da CBE, Ricardo Machado, durante a apresentação do Rio de Janeiro. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A participação marcante de nossa esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile – cujo ponto alto foi a medalha de ouro por equipes, na espada feminino (além dos bronzes nos dois naipes individuais do florete, na espada masculino individual e no florete masculino por equipes) evidenciou o crescimento brasileiro da modalidade nas Américas e chamou atenção a nível mundial. E uma expressiva vitória fora das pistas acaba de ser conquistada: o Brasil foi escolhido como sede do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, que será disputado em abril de 2026.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do grande evento aconteceu na madrugada deste sábado (25), durante o Congresso da Federação Internacional de Esgrima (FIE), no Egito.

Cidade acostumada a sediar megaeventos multiesportivos, como o Pan-Americano de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro será palco do Mundial. E o legado olímpico se fará presente: nas pistas de suas Arenas, serão realizados os combates entre os mais promissores atletas da modalidade em todo o mundo. Um deleite para o público carioca, que poderá torcer e vibrar com grandes espetáculos proporcionados com esgrima do mais alto nível. E presenciar o surgimento de jovens talentos para o nosso esporte.

“É uma das maiores conquistas que tivemos. Um evento desta magnitude, de nível mundial, faz com que busquemos um investimento elevado na aquisição de equipamentos: pistas, aparelhos, infraestrutura em geral. E tudo isso será revertido em benefício da esgrima brasileira. Além disso, um Campeonato Mundial atrai interesse da mídia, traz uma visibilidade muito grande para nós. Estamos no cenário mundial e precisamos permanecer nele e assim vamos construindo a nossa história”, afirmou Ricardo Machado, presidente de CBE.

Às novas gerações

Um dos grandes responsáveis pela escolha do Brasil como sede do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, foi Arno Périllier Schneider, vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). Arno realizou um importante trabalho de bastidores junto à Federação Internacional de Esgrima (FIE) que culminou com a decisão de realizar a competição em nosso país.

“O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil é a segunda mais importante competição de esgrima do mundo, só sendo superado pelo Mundial Sênior. Contudo, é a maior em número de participantes e a que exige maior preparação no que diz respeito à material para sua realização, disse Arno, revelando qual o principal alvo da CBE ao trazer a relevante competição ao Brasil.

“Desenvolver nossas novas gerações de esgrimistas, está é a razão principal de termos buscado trazer essa competição para o nosso país. O material que será adquirido para a realização do evento ficará como legado para o desenvolvimento da esgrima no Brasil. Além da projeção nos aspecto esportivo a nível nacional e internacional da CBE e da modalidade”, concluiu.  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support