Skip to main content

Além de uma italiana naturalizada brasileira, equipe tem três atletas que brigam por vaga treinando no país europeu

  

09 de fevereiro de 2021.

Por: Fato&Ação Comunicação

O Brasil pode emplacar até seis esgrimistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. E esta participação da modalidade tem uma pitada importante de molho italiano na receita. Na reta final da busca pelas vagas, a Itália entrou definitivamente no mapa dos nossos atletas e tornou-se um dos trunfos para fazer a diferença nos momentos decisivos.

Um dos países mais tradicionais na esgrima mundial, a Itália conta com uma vasta coleção de medalhas e forma muitos atletas de qualidade. Uma delas, Nathalie Moellhausen, se naturalizou brasileira e conquistou o título mundial de espada em 2019. Atual número 2 do mundo, é nome certo em Tóquio e deve brigar por medalhas para o Brasil.

Outro nome com ótima posição no ranking olímpico e praticamente garantido em Tóquio é o gaúcho Guilherme Toldo. Ele é um dos três esgrimistas brasileiros que estão na Itália atualmente. Atleta do Frascati Scherma, está acostumado ao ritmo de treinos e ao estilo de jogo italianos. O brasileiro tenta conquistar sua primeira medalha olímpica no florete masculino.

Dois brasileiros que vão buscar a vaga no Pré-Olímpico estão absorvendo o conhecimento dos mestres italianos. No florete feminino, Bia Bulcão passou a maior parte do tempo nas últimas temporadas em estágios de treinamento no Frascati Scherma. Desta vez, ela seguiu para a Itália na primeira semana do ano e só sairá para a disputa do Grand Prix, em Doha, no Catar, na última semana de março. Já o espadista Athos Schwantes, treina na Escola de Esgrima de Roma desde o início deste mês.

“Depois de 15 dias em Portugal, onde foi tudo ótimo, em Roma posso jogar com muitos outros esgrimistas, bem fortes, de nível mundial e entrar no ritmo de competição. Estou bem feliz, todas estas ações me deixam bem confiantes para buscar a medalha de ouro no Pré-Olímpico”, avalia Schwantes.

Ainda há mais dois atletas brigando por vagas olímpicas no sabre – Bruno Pekelman e Karina Trois –, ambos treinando no Brasil. Eles vão disputar o primeiro torneio internacional de esgrima após um ano de paralisação do calendário: a Copa do Mundo de Sabre, de 10 a 14 de março, em Budapeste, na Hungria. Por sua vez, a Copa do Mundo de Espada será realizada entre 19 e 23 de março e o Grand Prix de Florete está marcado para acontecer entre 26 e 28 de março. O Pré-Olímpico das três armas acontece no Panamá, em abril.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support