Skip to main content

Equipe do Rio Grande do Sul levou o título do florete feminino para casa, enquanto paulistas faturaram a espada masculino

Momento em que Nicolas Ferreira consegue o toque do título para o Pinheiros na espada. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE chegou ao fim neste domingo (26), data em que dois times tiveram motivos de sobra para deixarem a Escola Naval do Rio de Janeiro felizes com o trabalho feito. Nas equipes, o Grêmio Náutico União-RS terminou com o título do florete feminino, enquanto o Esporte Clube Pinheiros-SP levou para São Paulo o troféu de campeão da espada masculino.

Das duas categorias coletivas jogadas no domingo, a que foi decidida primeiro foi a do florete feminino. Nela, as gaúchas do Grêmio Náutico União-RS foram precisas para alcançarem o título nacional.

Formada por Talia Calazans, Mariana Pistoia e Daphne Becker, a equipe fez a semifinal diante do Club Athletico Paulistano-SP (Deise Falci, Laura Papaiano, Silvia Rothfeld e Luiza Maria Murray) e terminou com a vitória por 45 a 29. Logo após, o desafio foi contra outro time paulista, o Esporte Clube Pinheiros (Gabriella Vianna, Bia Bulcão e Stella Frias), em que o conjunto do Rio Grande do Sul levou a melhor: 45 a 37.

“Eu acho que foi um jogo bem pegado no início, mas que em alguns combates conseguimos abrir bastante e se impor, o que foi importante para no final entrarmos na última disputa com tranquilidade”, disse Talia Calazans, que abriu o combate entre União e Pinheiros.

A terceira colocação ficou com a equipe número dois do Grêmio Náutico União (Giovana Bonetti, Marina Morais, Ana Toldo e Mariana Meine), que mediu forças contra o Paulistano na disputa pelo bronze. O jogo terminou em 45 a 32 para as representantes gaúchas.

Na espada masculino, o Esporte Clube Pinheiros percorreu um longo percurso para ficar com o título. Representado por Nicolas Ferreira, Mauricio Pellegrino, Gabriel Julio e Richard Grunhauser, o time teve o primeiro compromisso diante dos mineiros do Esgrima Rapier (Thomas Esteves, Henrique Quirino e Marco Alves). Os paulistas saíram com a vitória por 45 a 17 no quadro de 16.

No quadro de 8, o Pinheiros encarou o Sport Clube Magnólia (Gabriel Sasaqui, Matheus Romanelli, Edson Guimarães e Victor Aguiar), do Rio de Janeiro, que complicou o embate, mas, ainda assim não o suficiente para tirar os paulistas da competição: 45 a 40.

A semifinal foi diante do segundo time da Academia Mestre Kato-PR (Pedro Petrich, Gabriel Assis e Gabriel Bonamigo), em que o Pinheiros venceu mais uma, desta vez, por 45 a 29. Por fim, a final aconteceu também contra os paranaenses, mas contra a equipe nº1 (Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto, Francisco Pereira e Athos Schwantes), que também não foram páreos para o Pinheiros. Triunfo por 45 a 39.

Pellegrino, que compôs a equipe principal do Pinheiros pela primeira vez, exaltou a conquista de todo o grupo: “Não poderia ter sido melhor. A gente se conhece e treina juntos, somos amigos. Jogamos como uma equipe mesmo e isso foi fundamental. A gente ganha junto e perde junto”.

A equipe número 2 da Academia Mestre Kato terminou com o bronze da competição ao bater o Barroca Tênis Clube-MG (Miguel Giffoni, Álvaro Donato, Olavo Donato e Tarcisio Mendes) por 45 a 34.

A Escola Naval do Rio de Janeiro foi a casa da esgrima durante os últimos quatro dias. As próximas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Esgrima acontecerão em Porto Alegre-RS, onde serão realizados o Torneio Internacional Infantil Mário Queiroz e o 2º Torneio Pré-Cadete – 95 anos CBE a partir de 7 de julho.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support