O HALL DA FAMA CBE foi inaugurado em 2019, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição dos homenageados para a esgrima brasileira, e, com isso,  promover a preservação da história do esporte. A escolha dos homenageados deste ano é apenas o ponto de partida para novas homenagens, inclusive póstumas, aos que fizeram a história da esgrima em nosso país.

Inicialmente, está dividido em 4 categorias distintas – Dirigente Esportivo, Atleta, Mestre D’Armas e Árbitro de forma a realçar os mais relevantes méritos de cada um dos homenageados que, independente  de sua categoria, são ESGRIMISTAS, na mais ampla concepção do seu conceito.

A criação do Troféu entregue aos homenageados pelo Hall da Fama da CBE saiu das mãos da escultora e esgrimista Lília Sentinger Manfroi. Nada mais especial que esses dois talentos aliados para representar a grandiosidade dos Membros do Hall da Fama 2019

Como artista plástica Lília, nascida em Porto Alegre em 1944, tem carreira consolidada e reconhecida tendo sido premiada por diversas vezes em salões de arte nacionais com suas esculturas. Em sua juventude, dedicou-se à esgrima no Grêmio Náutico União, onde conquistou diversos títulos regionais, tornando-se campeã brasileira individual em 1967. Participou também do Campeonato Pan-Americano e da Universíade (1963).

MEMBROS DE HONRA - HALL DA FAMA CBE

ARTHUR TELLES CRAMER RIBEIRO

Das areias do picadeiro coberto do Esquadrão de Cavalaria do Colégio Militar do Rio de Janeiro, passando pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) e seu Curso de Mestre-d’armas, Escola de Estado Maior do Exército (ECEME), até as pistas das competições nacionais e internacionais de Esgrima venceu doze Campeonatos Brasileiros individuais de espada ….

Leia mais

ALEXANDRE ALVES TEIXEIRA

Nascido em 01 de outubro de 1969, em Porto Alegre, Teixeira formou-se em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre – IPA e como Mestre D´Armas Internacional pela Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx. No seu caminho como Mestre D´Armas também se especializou no ensino da Esgrima em Cadeira de Rodas.

Leia mais

RÉGIS TROIS DE AVILA

Régis nasceu em  Porto Alegre, em Outubro de 1963, onde fez sua formação como Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Cursou pós-graduação em Mestre d’Armas Internacional 3º Grau  em Fontainebleau / França,

Leia mais

NATHALIE MARIE MOELLHAUSEN

Nathalie Moellhausen é atleta do Time Brasil Olímpico e Campeã Mundial 2019. Atualmente é número 4 do ranking mundial de espada feminina e número 1 do Ranking Olímpico, estando, por consequência, qualificada para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020.

Leia mais

RENZO PASQUALE ZEGLIO AGRESTA

Renzo Agresta nasceu em 27 de junho de 1985, em São Paulo, tendo iniciado a prática da esgrima em 1997 no Clube Athético Paulistano – CAP onde permaneceu até 2008. Nesse mesmo ano transferiu-se para o Esporte Clube Pinheiros – ECP,…

Leia mais

JOVANE GUISSONE

Nascido em Barros Cassal, RS, em 25 de junho de 1983, Jovane Guissone é atleta da Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas. Iniciou na Esgrima em 2008 e, desde 2009, tem ocupado o pódio mais alto na Modalidade no Brasil, tendo conquistado até o momento mais de 100 medalhas Nacionais,…

Leia mais

TÍTULOS HONORÍFICOS

COLABORADOR EMÉRITO - CBE

EDUARDO SALES DE AZEREDO

Nascido em 05 de fevereiro de 1976 na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Eduardo graduou-se em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Simonsen, RJ.  Na sua jornada profissional foi militar do Exército Brasileiro por 6 (seis) anos, …

Leia mais