Skip to main content

Polo de formação de atletas, Lins-SP recebe pela primeira vez competições nacionais organizadas pela CBE

Lins será a capital da esgrima a partir desta quinta. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O município de Lins, no interior paulista, viverá neste fim de semana a inédita experiência de se tornar a capital jovem da esgrima brasileira, sediando duas tradicionais competições do calendário oficial da CBE: o Festival Infantil Mestre Buonafina e o Torneio Nacional Sub-15. Os campeonatos serão disputadas conjuntamente, de quinta-feira (25) a domingo (28), com transmissão ao vivo do canal da CBEsgrima TV.

O Festival Infantil Mestre Buonafina reunirá atletas das categorias sub-9, sub-11 e sub-13; o Torneio Nacional terá competidores pré-cadetes – ambas as competições com disputas individuais, nos dois naipes. Os confrontos se darão nas pistas montadas na Arena de Eventos Blue Tree Thermas de Lins, que faz parte do complexo do Águas Termais Resort. 

Competição tradicional do calendário da CBE, o Festival Mestre Buonafina (cujo nome homenageia o saudoso Angelo Pio Buonafina, um dos maiores expoentes da esgrima brasileira, formador de muitos talentos na modalidade) é o grande palco para os atletas iniciantes mostrarem seu talento. E também se acostumarem ao ambiente de competição, já que participarão 253 atletas.

O Torneio Nacional Sub-15, reunindo 98 inscritos, promete ser de altíssimo nível. Entre as atrações, esgrimistas que estiveram presentes, este mês, na disputa do Mundial Cadete e Juvenil, em Riad, Arábia Saudita. Casos de Ana Beatriz Fraga, Valentina Basso, Julia Grahl, Pedro Pascuotti (atletas do Pinheiros), Carolina Szasz e José Santos (estes, do Paulistano).

Além dos já citados, há jovens talentos que chegam ao sub-15 já acostumados a defender o Brasil em competições de âmbito continental. Casos de Álvaro Kalleby (Paulistano), campeão pan-americano de florete infantil ano passado, no Uruguai, e de Felipe Reichow (GNU), que faturou o bronze na mesma arma e categoria. Outros medalhistas continentais também disputarão o torneio.

Lins, polo da esgrima

O responsável por inserir Lins no mapa nacional da esgrima é Diego Dourado. Desenvolvendo trabalho de excelência na formação de talentos com o Dourado Esgrima Club, projeto do qual foi criador, Diego se revela gratificado pela oportunidade recebida pela cidade, que abraçou sua iniciativa, tem de sediar competições de oficiais organizadas pela CBE.

“É uma alegria muito grande recebermos este evento nacional, que pela primeira vez acontece na cidade de Lins. Estamos aqui há 12 anos desenvolvendo um trabalho até então inédito para a região e, depois de todo esse tempo, é gratificante ser premiado pela Confederação Brasileira de Esgrima com a realização destes torneios”, afirmou Diego Dourado, prosseguindo:

“Esperamos que Lins entre de vez no calendário nacional da esgrima. Além da coroação de um trabalho realizado há muito tempo, é a oportunidade para crianças do nosso projeto social participar de uma prova nacional – teremos 63 crianças disputando. E também é um marco histórico para a cidade, que receberá seu primeiro evento desportivo nacional, em instalações de primeira linha”, completou Diego.

Entusiasta e grande incentivador da modalidade, Diego Dourado foi responsável pela implantação em Lins, em 2012, do projeto social Esgrima Para Todos, considerado um grande sucesso no interior do Estado de São Paulo. Depois, reestruturou o projeto, que passou a ter uma nova identidade: o Dourado Esgrima Club. Nele, foram revelados vários talentos da modalidade, como os Top 3 no ranking nacional na última temporada – em suas categorias – Maria Paro, Giulia Komatsu e Guilherme Dubiel.  

Confira a programação das competições:

Quinta-feira (25)

. Sabre masculino e feminino sub-13/ florete masculino e feminino sub-9/ espada masculino sub-11/ espada masculino sub-15;

Sexta-feira (26)

. Florete feminino sub-11/ florete masculino sub-13/ espada masculino e feminino sub-9/ espada feminino sub-13/ florete feminino sub-15;

Sábado (27)

. Sabre masculino e feminino sub-11/ florete feminino sub-13/ espada masculino sub-13/ florete masculino sub-15/ sabre feminino sub-15;

Domingo (28)

. Sabre masculino e feminino sub-9/ florete masculino sub-11/ espada feminino sub-11/ espada feminino sub-15/ sabre masculino sub-15.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support