Notícias

CBE e CPB firmam Protocolo de Intenções

By 8 de novembro de 2018 No Comments

A CBE e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, firmaram em 11 de outubro, um Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica, em prol do desenvolvimento da modalidade de Esgrima em Cadeira de Rodas pelo CPB e CBE em âmbito nacional.

A CBE e o CPB, durante os últimos meses, aproximaram-se no intuito de promover, a partir de janeiro de 2019, a transferência da administração da Esgrima em Cadeira de Rodas – ECR para a estrutura organizacional da CBE na modalidade de gestão compartilhada, a exemplo do que já vem ocorrendo com diversas outras modalidades paralímpicas no Brasil e também em diversos outros países.

Recentemente o brasileiro e ex-Presidente do CPB, Andrew Parsons, atual Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, foi honrosamente eleito membro do Comitê Olímpico Internacional – COI. E, segundo declarações de Parsons, sua meta é a de aproximar cada vez mais ambos os Comitês Internacionais: Olímpico e Paralímpico. Com esse propósito, em março deste ano o Presidente Andrew Parsons firmou acordo com o Presidente do COI, Thomaz Bach, a fim de aprofundarem a relação entre as duas entidades até 2032.

Portanto, a partir de 2019, através de uma administração compartilhada e de cooperação mútua entre o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e a CBE, a Esgrima em Cadeira de Rodas – ECR será incluída na estrutura organizacional da nossa entidade e a CBE estará vinculada oficialmente ao CPB, passando a ser a Entidade Nacional de Administração da Esgrima Olímpica e também da Esgrima em Cadeira de Rodas, em que pese com metas, projetos e orçamentos absolutamente distintos e independentes para cada uma das modalidades. Com isso, ambas as modalidades, olímpica e paralímpica, passarão a ter uma muito maior aproximação técnica, administrativa e organizacional no que diz respeito ao fomento, às competições, às trocas de conhecimentos e, ainda, à utilização conjunta do excepcional Centro de Treinamento do CPB, localizado em São Paulo.

Mais informações neste link